Data driven é o marketing orientado a dados, um processo que possibilita profissionais e empresas mapearem de forma profunda e integrada as experiências de seus clientes em toda jornada.
Perceber de forma rápida quais ruídos estão atrapalhando a informação em uma campanha, os serviços e atendimentos que precisam ser melhorados, permite agilidade e mais assertividade na busca de soluções.
Sendo assim, coletar dados para transformá-los em informação e depois insights são passos essenciais em data driven marketing.
Mas existe uma infinidade de dados possíveis de serem mapeados e outros tantos já disponíveis na internet: como o cliente conheceu seu negócio, o que ele achou do atendimento que recebeu, como ele percebe sua comunicação, onde ele costuma usar seus produtos, etc. Por isso, saiba escolher quais são realmente importantes: os melhores dados são os que apontam as questões que você precisa responder.
Para otimizar o processo, a geração de conhecimento e também a aplicabilidade das soluções:
- Defina seus objetivos de negócios e campanhas: onde estou e para onde quero ir.
- Escolha que dados coletar e cruzar a fim de descobrir qual caminho seguir e o que pode atrapalhar ou ajudar.
- Analise os dados com base nos objetivos propostos anteriormente.
- Faça testes para confirmar as hipóteses que surgirem.
- Crie um playbook (manual que pode ser consultado e replicado por qualquer pessoa da equipe) para documentar seus processos e resultados.
Quando utilizados de forma planejada e estratégica, os dados norteiam comunicação, serviço e desenvolvimento de novos produtos com foco no sucesso do cliente e torna os resultados de negócios mais previsíveis, positivos e sustentáveis.
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