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Comunidades digitais e suas vantagens para as empresas

Comunidades digitais e suas vantagens para as empresas
Fernanda Cristine Meneghetti Barbosa
mai. 24 - 3 min de leitura
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O cliente está no centro do negócio, e cada vez mais esta empoderado. Está nas mãos deles, ou melhor nas nossas mãos, porque todos nós somos clientes, ter o poder de decidir o que consumir, quando, onde, no horário e no local que desejamos.

Vender um produto ou serviço está cada vez mais difícil, trabalhoso e complexo, não somente pela concorrência em si, com fatores de qualidade, pontualidade na entrega, atendimento, preço, mas também pelas características desta era do marketing no ambiente digital que promove uma busca cada vez mais complexa por parte dos profissionais de marketing de tentarem abordar o cliente certo, na hora certa. Este mesmo cliente que hoje é conectado, usa as redes sociais, curte e compartilha as suas experiências com seus amigos, faz networking. Um cliente cada vez mais antenado, que julga e que muitas vezes dá a sua opinião nas redes.

Cabe então as empresas a encontrarem alternativas além dos anúncios pagos para tentar impactar os clientes, hoje em dia a técnica de empurrar a venda não funciona mais, o que vale é o ajudar, nutrir, construir um relacionamento, onde a venda é consequência.

E uma das estratégias que vem sendo usados por muitas empresas é gerar conteúdo.

 Conteúdo, Conteúdo e mais Conteúdo. Dentre essa imensidão de conteúdo, chamar a atenção e proporcionar a melhor experiência para o cliente é fundamental na estratégia de marketing. Muitas empresas que antes criavam conteúdo e direcionavam para os seus sites e blogs, passaram a criar as comunidades digitais.

Essas empresas continuam investindo em mídia, porém ao invés de atrair e direcionar as pessoas para um site, elas direcionam para as comunidades, um ambiente da empresa, onde há um moderador, e nela há a possibilidade de as pessoas interagirem, lerem conteúdos de qualidade e de referência elaborado por outras pessoas da área, além de permitir  ter o sentimento de reconhecimento, autoridade, pertencimento, poder fazer networking, criar um relacionamento com a própria marca, e também distribuir o conteúdo junto com a empresa.

Benefícios das comunidades digitais para as empresas

Para as empresas grandes que possuem comunidades digitais, são inúmeros os benefícios, como por exemplo:

- Produção de conteúdo exponencial: as empresas não precisam mais se preocupar em criar muito conteúdo, pois os próprios membros da comunidade criam os conteúdos.

- Os conteúdos são compartilhados pelos membros em suas redes pessoais, permitindo assim que haja um maior número de pessoas que conheçam a marca, queiram fazer parte da comunidade, e engajem, afinal você só compartilha o que acha relevante.

- A discussão é nichada, com foco no assunto, o que garante maior qualidade, e visibilidade.

- A comunidade traz muita informação para a empresa sobre o que é relevante para os seus membros, e informações que por muitas vezes ajudam no desenvolvimento de novos produtos, como foi o caso da Lego por exemplo, que tem uma comunidade onde os próprios usuários sugerem novos produtos. Há uma eleição e a empresa desenvolve o produto de acordo com essas novas ideias que surgiram pela comunidade, o que aproxima ainda mais o cliente da empresa.

Uma alternativa de proporcionar experiências e conteúdos relevantes, além de aproximar o consumidor da marca, e gerar novos negócios.


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