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Do Jornalismo ao Marketing digital: alguns pontos na mudança de carreira

Do Jornalismo ao Marketing digital: alguns pontos na mudança de carreira
Luis Rosa
mar. 28 - 9 min de leitura
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A minha mudança de carreira começou com o anúncio de um tênis na minha página do Facebook. O mesmo produto que no dia anterior eu havia consultado no site da Netshoes. Como poderia então a loja saber onde me encontrar? De que forma invadiram meu perfil e oferecer exatamente algo que eu tinha demonstrado interesse?

Esse fato ocorreu no final de 2016. Então, eu compartilhei essa surpresa com um grande amigo e incentivador (obrigado, Fabrício de Lima). Dessa maneira, eu comecei a pensar o mundo globalmente e buscar novas alternativas de conhecimento.

Assim, eu descobri que a Netshoes faz o que está disponível para qualquer empresa, das micros às grandes corporações, o chamado “Remarketing”.

Portanto, essa é uma das inúmeras estratégias do Marketing Digital. É oferecer uma "segunda chance" para oferecer produtos para quem realmente demonstrou interesse em uma compra ao visitar, como no meu caso, o site da loja.

Isso me despertou um tremendo interesse. Então, há dois anos, divido a minha paixão pelo jornalismo, com os estudos em Marketing Digital. Modestamente, eu executo bem as duas profissões.

Como isso é possível? Ao certo eu ainda não sei, pois é um tremendo esforço dividir o tempo entre ambas.  Portanto, o Marketing Digital iniciou como um plano B, uma alternativa para no caso de perder o plano Entretanto, o esforço é para que vire a primeira opção. Estou no caminho do empreendedorismo.

Busca de direcionamento no Marketing Digital

Com tantas informações disponíveis, eu acabei atirando para muitos Assim, eu mergulhei em vários assuntos na tentativa de entender em qual deles eu poderia me sair melhor para aprofundar o conhecimento.

Primeiro, depois de ler alguns artigos, vídeos no Youtube e conversas com profissionais da área, eu me deparei com o Marketing de Conteúdo. Uma estratégia de chamar a atenção ao consumidor sem ser agressivo, pelo contrário, você o atrai depois cria estratégias para retê-lo.

Terceiro, dessa área do Marketing Digital, eu aprendi que o conhecimento em jornalismo é extremamente útil para a criação de conteúdos de valor. Dessa maneira, caiu o preconceito de que a publicidade só funciona se for invasiva. A informação é um bem precioso para atrair a audiência.

Por fim, um ponto comum entre os dois autores e tantos outros mestres em Marketing de Conteúdo, a expressão “o conteúdo é o rei”. Isso é preciso ser bem explicado. Entregue conteúdo de valor, algo realmente fará a diferença na vida da pessoa que poderá um dia ser seu cliente.

Por tanto, a produção de uma grande quantidade de textos só para mostrar que seu blog, redes sociais ou canal de vídeo existem é se “queimar” no mercado. Por isso, hoje se explora muito os dados para saber o comportamento dos consumidores. Um assunto que abordarei em outro artigo.

Segundo, eu devorei muitos conteúdos sobre o assunto. Destaco dois excelentes livros: “Marketing de Conteúdo Épico” (do norte-americano Joe Pulizzi, editora DVS) e “Marketing de Conteúdo a Moeda do Século XXI” (do brasileiro Rafael Rez, editora DVS)”.

Marketing Digital acende a chama do empreendedorismo

O mergulho em outras áreas do Marketing Digital. Isso abriu a perspectiva de pensar em viver como profissional da área. O que nunca passou pela minha cabeça foi ser dono do próprio negócio.

Dessa maneira surgiu a ideia de me tornar um empreendedor. Então, eu criei a minha própria marca, a “LAR, Agência de Comunicação”. Nada mais batido do que as iniciais Luís André Rosa. Criei até o Slogan, “um LAR seguro para a sua marca”.

E dá-lhe mais aulas, afinal como se abre um negócio do zero no Brasil. É difícil, mas não impossível. Além de conversar com alguns empresários, a recomendação foi mergulhar nos cursos do Sebrae (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas).

Há ótimos conteúdos didáticos no Sebrae. Os materiais ajudam a trilhar esse caminho com os pés no chão. Por causa da burocracia não é fácil começar a empreender, mas é o famoso “só vai saber se vai dar certo ou não tentando”.

Até hoje, passados dois anos, eu estou conseguindo dar conta do recado. As perspectivas são excelentes.  O aprendizado tem sido tamanho. Isso é fruto da persistência. Então, a cada dia eu me sinto mais motivado.  

Sai a LAR e nasce a VLK Comunicação e Marketing Digital

Para tentar concretizar o sonho de ser dono do próprio nariz, eu busquei pessoas que me incentivaram a estudar mais e mais sobre o Marketing Digital. Daí, eu tentei me associar a dois amigos.

Foram eles que me convenceram de que o nome LAR Agência de Comunicação traria muita confusão. Sim, eles estavam certos. Fui confundido bastante com uma imobiliária. Então, depois de muitas conversas, surgiu a VLK Comunicação e Marketing Digital.

De cara e vai ser sempre assim, a pergunta frequente: o que significa VLK. Era para ser apenas VL (Vida Louca), pois é um desafio enlouquecedor abrir um negócio do zero. Assim sendo, para ficar mais charmoso, a esposa de um dos meus então sócios indiciou o K. Aprovamos a sonoridade.

Infelizmente, por divergências de pensamentos e falta de traquejo, principalmente da minha parte, a sociedade foi desfeita em menos de dois meses.

Se por um lado não esperava que terminasse dessa forma, por outro serviu como a maior lição até aqui. Respeite as diferenças e não desista dos seus sonhos ao primeiro grande percalço.

Como eu já tinha uma parceria na produção de conteúdo, com a empresa de um outro amigo, a conhecida Bolla Press, as duas empresas se fundiram e hoje trabalhamos em dois segmentos: Assessoria de Imprensa e Marketing Digital.

Investimento pesado em conhecimento

Se é para fazer algo, que faça direito. Depois de tantos estudos praticamente sozinho, eu fui buscar conhecimento com profissionais altamente especializados e cursos mais aprofundados.

Primeiro e recomendo foi o “Nanodegree em Marketing Digital da Udacity”. Essa empresa da Califórnia-EUA percebeu que a maioria das universidades não preparam adequadamente os alunos para acompanhar a velocidade das transformações, como é o caso da publicidade online.

O que esse curso a distância trouxe de enorme benefício foi que, além da parte teórica, ele te obriga a fazer exercícios na prática como se você tivesse uma agência de Marketing Digital.

Ali tive a certeza de que eu levo jeito para o negócio. Realizei campanhas e planejamento estratégicos em Inbound Marketing,  redes sociais, e-mail marketing, links patrocinados no Google Ads, esse último se tornou o meu grande objetivo na nova carreira.

Dessa maneira, no segundo semestre de 2018, o Google Adwords, rebatizado como Google Ads, se transformou no meu objetivo. Eu passei a me dedicar exaustivamente a conhecer tudo e mais um pouco dessa ferramenta.

Foi aí que conheci Tiago Tessmann, a quem eu considero o meu guru, a pessoa que mais entende de Google Ads no Brasil, quiçá no mundo. Eu fiz um curso dele a distância, o chamado “Conversão Extrema”.

Depois, eu participei de uma imersão de três dias com palestras, na qual Tiago Tessmann destrincha um conteúdo que vai muito além de como dominar o Google Ads. Ali, a sua mente abre de maneira exponencial para que o seu negócio decole para patamares nunca imaginado.

Consultor em Marketing Digital e Google Ads

Nessa jornada de dois anos, eu aprendi que posso navegar em todas as áreas do Marketing Digital, mas é no Google Ads que eu me sinto mais à vontade.

No Academy For Ads, site de estudos do Google, eu fui aprovado e tenho as certificações "Fudamentos do Ads", "Publicidade em Pesquisa" e "Publicidade em Display". Há outros certificados. À medida que eu vou conquistando, esse blog post vai ser atualizado.

A VLK Comunicação e Marketing Digital está se solidificando para atender em todas as áreas da publicidade online, mas a divisão de links patrocinados é comandada pela minha pessoa.

Por isso, eu decidi usar o nosso blog, o qual eu chamo de “Cantinho do Saber”, para contar histórias, inaugurada com a minha transição de profissão, e toda semana falarei sobre campanhas de nossas clientes, com dicas de Google Ads e outras estratégias de Marketing Digital.

  

 

 

 


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