O instagram é uma plataforma digital usada para desenvolver estratégias de marketing (criar métodos para atingir os objetivos de um perfil). Dentro das suas particularidades está a integração de fotos, vídeos, stories, reels etc. É um ótimo canal para empresas que desejam construir um relacionamento com seu público-alvo e atrair possíveis consumidores. Dentre seus principais pontos está aumentar a visibilidade da marca e conquistar novos clientes.
O primeiro passo para você que adentra a esse cenário, ou que deseja se aperfeiçoar, é definir seus objetivos (o que pretende fazer com sua marca com esse perfil?) e criar estratégias para alcançá-los. Saiba por onde começar:
Busque entender quem é seu público-alvo - qual gênero, idade, localização, classe social e escolaridade; a criação de personas lhe ajudará a conhecer de forma bem minuciosa seu público (descubra quem são as suas com o gerador de personas), além de ampliar sua visão em como contribuir para as necessidades dos seus consumidores em torno da sua gama de produtos ou serviços;
Saiba qual melhor linguagem utilizar - a comunicação é o ponto chave de toda rede social, se comunicar de forma eficaz proporcionará bons relacionamentos. Fora ter boas práticas, como responder os comentários de forma imediata e não utilizar mensagens robotizadas;
Investimento em conteúdo - foque na criação de conteúdo, entenda as dúvidas dos seus seguidores em relação a sua marca e saiba como ajudá-los; formule seu próprio calendário e organize suas publicações; não se prenda apenas em fotografias, o insta permite vários formatos de publicações (como vídeos e boomerang); as hashtags são estratégias fundamentais para seu negócio e contribuem para alcançar pessoas interessadas em seu conteúdo;
Engajamento - proporcione interação com seus seguidores (seja no corpo da legenda ou na arte. Por exemplo: coloque perguntas, assim seus seguidores se sentirão motivados a responder sua publicação). O algoritmo do instagram, logística de funcionalidade da plataforma, melhora o alcance de perfis bem engajados;
Acompanhe as métricas do seu perfil - no próprio insta você tem acesso a vários dados que vão ajudar a entender o que vem gerando resultados em seu negócio e o que precisa ser melhorado.
Lembrando, o foco do instagram é criar relacionamento com seu cliente, vendas serão apenas uma consequência, portanto, dedique-se ao investimento de ótimos conteúdos, alinhando-os sempre a seus objetivos e estratégias!!