[ editar artigo]

Criando estratégias para o insta da sua empresa

Criando estratégias para o insta da sua empresa

O instagram é uma plataforma digital usada para desenvolver estratégias de marketing (criar métodos para atingir os objetivos de um perfil). Dentro das suas particularidades está a integração de fotos, vídeos, stories, reels etc. É um ótimo canal para empresas que desejam construir um relacionamento com seu público-alvo e atrair possíveis consumidores. Dentre seus principais pontos está aumentar a visibilidade da marca e conquistar novos clientes.

O primeiro passo para você que adentra a esse cenário, ou que deseja se aperfeiçoar, é definir seus objetivos (o que pretende fazer com sua marca com esse perfil?) e criar estratégias para  alcançá-los. Saiba por onde começar:

  • Busque entender quem é seu público-alvo - qual gênero, idade, localização, classe social e escolaridade; a criação de personas lhe ajudará a conhecer de forma bem minuciosa seu público (descubra quem são as suas com o gerador de personas), além de ampliar sua visão em como contribuir para as necessidades dos seus consumidores em torno da sua gama de produtos ou serviços;

  • Saiba qual melhor linguagem utilizar - a comunicação é o ponto chave de toda rede social, se comunicar de forma eficaz proporcionará bons relacionamentos. Fora ter boas práticas, como responder os comentários de forma imediata e não utilizar mensagens robotizadas;

  • Investimento em conteúdo - foque na criação de conteúdo, entenda as dúvidas dos seus seguidores em relação a sua marca e saiba como ajudá-los; formule seu próprio calendário e organize suas publicações; não se prenda apenas em fotografias,  o insta permite vários formatos de publicações (como vídeos e boomerang); as hashtags são estratégias fundamentais para seu negócio e contribuem para alcançar pessoas interessadas em seu conteúdo;

  • Engajamento - proporcione interação com seus seguidores (seja no corpo da legenda ou na arte. Por exemplo: coloque perguntas, assim seus seguidores se sentirão motivados a responder sua publicação). O algoritmo do instagram, logística de funcionalidade da plataforma, melhora o alcance de perfis bem engajados;

  • Acompanhe as métricas do seu perfil - no próprio insta você tem acesso a vários dados que vão ajudar a entender o que vem gerando resultados em seu negócio e o que precisa ser melhorado.

Lembrando, o foco do instagram é criar relacionamento com seu cliente, vendas serão apenas uma consequência, portanto, dedique-se ao investimento de ótimos conteúdos, alinhando-os sempre a seus objetivos e estratégias!!

Marketing na Era Digital
Jainara Viana
Jainara Viana Seguir

Publicitária, especialista em Gestão de Marketing. Atualmente, atuo como assistente de marketing, trabalhando com planejamento, produção de conteúdo, gestão de redes sociais e apoio as atividades de endomarketing.

Ler conteúdo completo
Indicados para você