[ editar artigo]

Crie estratégias sólidas

Crie estratégias sólidas

As estratégias podem ser as mais variadas possíveis, mas não dedique os esforços apenas na estratégia que está na “moda”.

Com o crescimento do digital, novas áreas e skills surgem que permitem estratégias diferentes e para objetivos variados, surgindo muitos “gurus” apresentando a estratégia certeira para o crescimento do seu negócio/marca ou produto.

No entanto, muitas das vezes essas estratégias estão focadas em solucionar uma parte do problema, em alguns casos gerando resultados pontuais outras vezes não funcionando, mas o principal, não se sustentam a longo prazo, pois falta solidez e pensar no tudo.

O melhor jeito de construir uma marca ou produto de forma sólida é pensar a longo prazo e criar relacionamento com o seu público e para isso é preciso pensar na estratégia de forma geral, do macro para o micro, considerando:

  1. Plano de marketing: avaliar, revisar e estruturar os 4 Ps (produto, preço, praça e promoção) do seu negócio/produto. É aqui que você vai entender as oportunidades dentro do seu mercado de atuação.
  2. Planejamento de comunicação: focado no P de promoção está etapa é complexa e envolve dois grandes aspectos, o mix de comunicação e o plano de comunicação.

Mix de comunicação: são 8 e podem ser trabalhados de forma conjunta criando estratégias integradas, sendo eles.

  1. Propaganda
  2. Promoção de vendas
  3. Eventos e experiências
  4. RP e publicidade
  5. Marketing direto
  6. Marketing Interativo (online)
  7. Marketing boca a boca
  8. Vendas Pessoais

Plano de comunicação: nesta etapa você irá determinar os elementos centrais do produto/marca que deverá ser comunicado, como os diferenciais e estruturar o plano para estratégias no futuro, considerando:

  1. Identificação do público-alvo
  2. Objetivos de marketing, da comunicação e da campanha
  3. Mensagem: o quê, de que forma e quem
  4. Canais de comunicação: onde a mensagem será comunicada
  5. Orçamento ou investimento para as ações
  6. Decisão sobre o mix de comunicação
  7. Mensuração e efetividade da comunicação

Uma estratégia consistente passa por todos estes aspectos e deve ser trabalhada em conjunto com as demais áreas e frentes do Marketing podendo ser tanto no ambiente digital como no offline. Assim você poderá ganhar consistência e estará mais forte que seus concorrentes que estão fazendo apenas a estratégia da “moda”.

E lembre-se que isso não significa que sua estratégia será para sempre, mas os ajustes e esforços para obter uma melhor performance no futuro serão menores se isso já estiver construído.

Marketing na Era Digital
Renan Boer
Renan Boer Seguir

Publicitário formado pela PUCPR, atua na área de marketing em comunicação integrada, possui habilidades em estratégias de comunicação e marketing de conteúdo. Tem passagem por agência, veículo e cliente.

Ler conteúdo completo
Indicados para você