Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Data Driven Marketing - A Era da Informação

Data Driven Marketing - A Era da Informação
Fernanda Cristine Meneghetti Barbosa
jun. 9 - 2 min de leitura
000

Dados, dados e mais dados. Acabou-se a era do achismo. O profissional de marketing de anos atrás que trabalhava muito com o feeling, hoje necessariamente precisa trabalhar e entender de dados. Mas, isso não quer dizer que ele precise apenas saber extrair os dados das ferramentas, e aponta-los em seus relatórios gerenciais, é bem mais que isso, hoje o profissional de marketing precisa saber interpretar os dados, e transformá-los em informação para a tomada de decisão.

Pensamentos orientados a dados. Uma forma bem mais eficiente e rápida de atuação.

Através da análise dos dados integrados e do conhecimento da jornada do cliente podemos entender os ruídos que podem estar fazendo por exemplo com que a experiência do cliente seja negativa, e agir com mais precisão e eficiência na correção para proporcionar uma boa experiência ao cliente.

Mas, como obter os dados de forma eficiente?

Ainda bem que temos a tecnologia para nos ajudar, porém, não basta somente ter a tecnologia ao nosso lado e obter os dados, é preciso mais para obter uma interpretação correta e completa:

  1. Precisamos sempre de pessoas que sejam treinadas a serem orientada a dados.
  2. É necessário criar os processos para estruturar os dados.
  3. Verificar os assets que temos, e o que pode ser integrado.
  4. Integrar os dados.
  5. Adotar as melhores ferramentas e práticas para extrair os dados.

Entender quem é o seu cliente, a sua jornada, planejar o conteúdo certo, para a pessoa certa, estruturar a campanha, criar os famosos criativos, subir a campanha, testar, testar e testar, acompanhar e monitorar os resultados, extrair os dados integrados, fazer análises e interpretações, observar as métricas, kpis para saber o que está dando certo, e o que está dando errado, e poder corrigir a rota a tempo, ou em tempo mais rápido que o concorrente para evitar perdas e obter ganhos de venda.

Ufa! É muito trabalho, mas que se bem feito pelas empresas dá resultado, e oferece a elas vantagem competitiva perante a concorrência, e aumento de lucratividade. Segundo a Forbes, empresas que implantam o marketing orientado a dados tem 6x mais chances de permanecerem lucrativas ano após ano.

Afinal, aqui vale a premissa: Contra dados interpretados, não há argumentos.

 

Imagem de Photo Mix por Pixabay


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você