[ editar artigo]

Data-driven marketing: como criar estratégias de marketing com base em dados?

Data-driven marketing: como criar estratégias de marketing com base em dados?

Com o advento das TIC´s os profissionais de marketing possuem uma imensidão de dados disponíveis para criarem suas estratégias e alinharem sua tomada de decisão com maior rapidez e precisão.

LEIA MAISO Poder da Geração de Conteúdo com as Comunidades Digitais

Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma aliada para o setor de marketing para analisar melhor compreensão dos consumidos. Esse uso é denominado de data driven marketing e significa marketing orientado a dados.

É preciso compreender todos os quatro estágios de evolução do data driven: estágio 1, decisões baseadas em indicadores de reputação, estágio 2, decisões baseadas em indicadores de comunicação, estágio 3, decisões baseadas em indicadores de vendas e estágio 4, decisões baseadas em indicadores de sustentabilidade do negócio.

Apenas no estágio 4 é que será possível verificar de fato se o produto ou serviço e a forma como estão sendo conduzidas as estratégias de marketing digital estão gerando resultados positivos. Não existe uma receita de bolo, ou uma fórmula mágica de como deve-se utilizar os dados de forma estratégica. Sugere-se que para obter sucesso nesses resultados, deve-se testar e ir alterando as estratégias conforme necessário.

As organizações que optam pelo marketing orientado a dados possuem maior vantagem competitiva, pois apresentam benefícios como maior velocidade e precisão, personalização no que diz respeito a anúncios mais dinâmicos e direcionados ao público alvo, bem como a segmentação devido a automação dos dados que geram grupos com base no alcance e frequência.

Além disso, temos o desenvolvimento do produto que pode ser cada vez mais aperfeiçoado devido ao feedback do público alvo e, por fim, a experiência do cliente que também pode ser trabalhada de forma mais eficiente conforme os anseios e expectativas desse público alvo.

Para a obtenção de resultados positivos, é preciso saber transformar os dados em informações, para determinar possíveis hipóteses e assim, obter conhecimento sobre o público alvo para ser utilizado de forma estratégica.

Marketing na Era Digital
ELISÂNGELA DA SILVA ROCHA
ELISÂNGELA DA SILVA ROCHA Seguir

Administradora (UNIVALI), Especialista em Gerenciamento de Marketing (FURB/INPG), Mestre Engenharia de Produção (UFSC) e Doutora em Turismo e Hotelaria (UNIVALI) com período sanduíche na Universidade Rovira I Virgili, Espanha.

Ler conteúdo completo
Indicados para você