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De consumidor a promotor: a jornada do cliente

De consumidor a promotor: a jornada do cliente

Foco no cliente, se preocupar com a experiência do cliente, transformar sua marca em uma marca forte que faça o cliente ter um relacionamento duradouro com seu produto ou serviço. Este é o objetivo em se utilizar a Jornada do Cliente como planejamento base de uma campanha de marketing.

A Jornada do Cliente une os Funis de Marketing e os Funis de Venda para identificar os momentos cruciais no ciclo de compra, transformando estes dois conceitos tradicionais em um novo, em um Funil Dinâmico, em que o cliente pode acessar seus conteúdos e fazer transações em diversas mídias e plataformas, no online e no off-line. Nas etapas da jornada a descoberta, através de uma necessidade ou desejo; a consideração, quando o cliente começa a avaliar seu produto ou serviço entre as opções que ele descobriu ou foram apresentadas a ele; a ação ou compra, quando a transação é realizada; até chegar no uso, na experiência própria, que se for bem sucedida, pode gerar uma experiência compartilhada, o objetivo principal da jornada, que transforma o cliente em um futuro promotor do seu produto ou serviço. 

Proporcionar uma experiência positiva em todos os pontos de contato do consumidor e transformar a experiência própria em uma experiência compartilhada, quando o cliente fica tão satisfeito com o resultado que compartilha sua satisfação em seus perfis nas mídias sociais, ou avaliando positivamente o serviço nos portais, gera o efeito bumerangue esperado na jornada do cliente: os esforços depositados voltam para a marca, em um resultado positivo de maior engajamento. 

Este é o resultado de uma ação focada no cliente, no sucesso do cliente e na satisfação de sua experiência, que transforma o sucesso de uma compra individual no engajamento de escala, materializando os objetivos do negócio: transformar seus clientes em parceiros, fãs, e desenvolver ações e produtos que gerem satisfação no longo prazo.

Marketing na Era Digital
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