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O papel do engajamento no Ensino à Distância

O papel do engajamento no Ensino à Distância
Rafael Cardoso
set. 18 - 5 min de leitura
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Engajamento no ensino à distância é fundamental para resultados transformadores. Isso porque as pessoas confiam em quem tem relevância. E essa relevância é construída com uma série de ações de causas e efeitos.

O ensino à distância não é uma novidade, porém, com a evolução da internet e das plataformas de hardware e software houve sim uma contextualização favorável ao ensino online.

O que antes era limitado a textos, apostilas, tutoriais escritos, manuais, guias de powerpoint ou slides em outros ambientes virtuais, hoje tudo mudou.

A EVOLUÇÃO DA INTERNET FEZ O CURSO ONLINE MELHORAR

O acesso à produção de vídeo foi fundamental para trazer a vantagem da aula gravada. Além disso, também foi importante a evolução das plataformas como Youtube, Vimeo e outras redes sociais que aceitam a veiculação do vídeo em suas timelines. Esse processo evolutivo criou o ambiente ideal para o rompimento de limites geográficos. Hoje o ensino à distância é uma realidade de transformação.

Hoje sou um produtor de conteúdo para ensino à distância de cursos online difundidos em segmentos antes muito comprometidos no regime presencial. Seja no segmento de beleza ou saúde, hoje tenho responsabilidade didática e de produção em cursos como Colorimetria Avançada de Alejandro Valente e Constelações Sistêmicas de Olinda Guedes.

Uma realidade de centenas de pessoas como alunos que compram cursos à distância com o intuito de conquistar ou aprender habilidades que mudem sua realidade.

O INÍCIO DEVE SER ANTES DO INÍCIO

Engana-se aquele que acredita entregar o conhecimento somente quando a pessoa está logada em sua conta particular dentro do ambiente virtual. O curso à distância deve começar sempre onde nasce o interesse, ou seja, na rede social, na plataforma de conteúdo disponível a todos.

Por isso que eu costumo falar sempre: o início deve ser antes do início.

As aulas começam abertas a todos, assim você está demonstrando uma série de informações capazes de gerar o engajamento e o fator que derruba qualquer objeção: confiança.

Hoje tenho certeza que é a vez daqueles que realmente têm algo a dizer. Use este movimento para estabelecer sua tribo. A plataforma duopana é um espaço muito favorável a isso. O produtor de conteúdo é beneficiado com as ferramentas de marketing de engajamento dispostas aqui. Portanto, arregasse as mangas e mãos à obra.

Transformo isso num guia, uma espécie de roteiro para quem quer montar sua autoridade, aquilo que é fundamental para transformar sua labuta em confiança:

1) Planeje seu curso com um plano pedagógico. E entregue seu conhecimento também dentro do Youtube ou Facebook de forma gratuita.

2) Não espere remuneração, pois os compartilhamentos serão sua moeda mais valiosa.

3) Exerça o seu propósito em toda a sua essência através dos compartilhamentos. Você não sabe qual o seu propósito? Então pare tudo e reflita sobre isso.

O seu propósito é a vela que tira sua nau da inércia. Com seu propósito, as pessoas começarão a empurrar o navio pelo caminho. E isto será fundamental para construir o sucesso de seu curso online.

Debruce-se sobre a mesa e materialize isso numa única frase. "Meu propósito é compartilhar meu aprendizado de comunicação para que as pessoas possam criar oportunidades para si e para a comunidade".

Você verá muito eu falar no decorrer desta comunidade sobre propósito.

4) Doe seu tempo para as mensagens e dúvidas que seus vídeos abertos motivarão. Não negligencie as pessoas que querem atenção. Geralmente são os formadores de opinião que buscam interação com o professor, facilitador, orientador do conhecimento abordado.

5) Use as redes sociais para encontrar e ser encontrado. Participe de grupos, comunidades sobre o assunto e tantas outras comunidades que possam ser fruto de discussão e debate sobre o assunto a ser explorado.

6) Não determine o tempo para iniciar seu curso. Determine metas. Quando tiver 1000 fiéis a sua rede, esse será o momento de lançar seu curso. Pode demorar um mês ou um ano. Mas só abra comercialização de grupos fechados ou secretos depois que tiver 1000 clientes.

7) Não pare de postar conteúdo. Seja um persistente criador de conteúdo. Isso é relevante para você conquistar pessoas. Não será no primeiro mês o impacto de suas ações. Mas a periodicidade e sincronismo com a comunidade que gerará resultados sólidos e permanentes.

8) Sempre esteja aprendendo, mesmo sendo um mestre no assunto. Não pare no tempo. Faça o que prega. Se você prega que a pessoa evolua através do conhecimento, você também deve estar imerso nesta atmosfera.

Se você atender estas dicas, a métrica será de sucesso. Não desperdice energia buscando agradar aos outros sem ter um propósito definido. Audiência qualitativa é bem melhor do que audiência quantitativa. Isso deve ser seu mantra.

Acredito que se você compreender o mecanismo da construção de audiências, atenderá os principais preceitos do engajamento. E assim será o autor de um curso à distância extremamente procurado pelos seus seguidores.

Até mais.

 

 


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