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Eu ACHO que... Marketing & Dados

Eu ACHO que... Marketing & Dados

Nunca se produziu tantos dados! Não apenas as empresas, mas você e eu, que inclusive estou aqui escrevendo e contribuindo para essa nova era.

É exatamente por termos tantos dados que, muitas vezes, continuamos trabalhando no escuro, sem saber que tomada de decisão tomar.

Não entre em um looping de querer olhar cada micro dado que as plataformas e ferramentas de software lhes fornecem. Faça escolhas! Sua empresa será mais assertiva se definir quais métricas acompanhar e, com isso, quais serão os indicadores de performance (KPI's). Inclusive, isso não vale apenas para estratégias de marketing.

É importante entender a diferença:

  • Métricas: escolha o dado correto para a análise.
  • KPI: determine um indicador de performance, para direcionar sua ações em busca desse objetivo e entender se está sendo alcançado.

Vamos ao exemplo:

Sua empresa tem como objetivo aumentar o brand awareness. Nesse sentido, escolho como métrica o alcance da minha campanha em Facebook e Instagram. Já o KPI poderia ser a taxa de penetração, ou seja, a relação entre público alvo versus público alcançado.

Contudo, se estou com uma campanha de conversão por meio de uma landing page, o ideal seria ter uma métrica como "quantidade de cadastros". O KPI, no exemplo, pode ser o ROAS que é o quanto foi gasto em mídia versus o quanto isso me gerou em vendas.

Se eu considerasse o alcance no segundo exemplo, poderia perder energia tentando tirar insight de um dado que fala pouco em relação ao meu objetivo.

Cada vez mais o achismo é substituído por escolhas que são consequência de uma clareza maior após a análise de dados, transformando isso em informação.

Essa mentalidade voltada à dados não é simples, contudo, é uma realidade indiscutível para todas as empresas.

Marketing na Era Digital
Bianca Rodrigues Cordeiro de Souza
Bianca Rodrigues Cordeiro de Souza Seguir

Profissional com 10 anos de experiência em Comunicação e Marketing, nas áreas de Comunicação Corporativa, Comunicação Interna, Endomarketing e Marketing B2C/B2B/B2G, atuando em empresas privadas de grande porte.

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