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Somos todos gamers

Somos todos gamers

Jogos fazem parte de maneira permanente na vida do novo consumidor. Millennials e Geração Z estão entre o público mais engajado nos games digitais, mas engana-se quem pensa que jogar é estar conscientemente na frente de uma tela ou tabuleiro em busca de alguma recompensa. 

Esse hábito de testar ação, reação e recompensa é observado quando ainda somos bebês e segue nos acompanhando no decorrer da vida, nos mais diversos cenários. Quando você baixa um aplicativo para contar quantos passos deu em um dia, ou quando usa um calendário de papel pra checar e se motivar a cumprir suas tarefas - é o cérebro agindo em busca de motivação e recompensa. 

O mercado de Games é essencial para qualquer estratégia de comunicação com o público jovem e vai além. Com criatividade e dinamismo, dá para se conectar com as mais diversas faixas etárias. Lembrando também que o que não é Game, pode gamificar

Elaborar uma narrativa ou processo de ganhos de recompensas (cuja dificuldade aumenta a cada passo) ou que permita a comparação de seus resultados com seus pares. (Meio e Mensagem)

Compreendendo a mecânica dos games e trazendo para as redes sociais digitais, vemos o quanto seu formato é cada vez mais gamificado e o quanto as redes que mais seguem essa tendência, são as que mais engajam e crescem - como é o caso do Tik Tok. 

Os desafios do Tik Tok ou TikTok Challenges, movimentam a rede social. Quem está lá gosta de ser desafiado a fazer uma dancinha divertida, contar uma história impressionante ou compartilhar uma curiosidade. (mLabs)

Para jogar, nem precisa haver prêmio. Não à toa, as marcas e negócios antenados com o mercado digital, estão também, de alguma forma, conectados aos games. Jogos são contagiantes porque nos permitem mais tempo com os amigos, resolver desafios e nos surpreender. 

As trends - tendências do momento dentro dos apps - envolvem não apenas compartilhar um conteúdo, mas se engajar com ele, produzir conteúdo a partir de determinado desafio. 

O que motiva as trends que viralizam nas redes sociais? O impulso de participação, pertencimento, recompensa - o prazer de jogar. 

Criatividade e originalidade são as chaves do sucesso, que podem ser amplificadas através dos laços fracos de perfis com poder de alcance e influência. E apesar desses desafios parecerem só uma brincadeira, para as marcas eles são uma poderosa ferramenta de marketing e podem ter um efeito viral a extrapolar a rede inicial. 

O mercado de entretenimento que mais cresce no mundo tem muito a nos agregar como sociedade e no mundo dos negócios, e como toda grande novidade, sai na frente quem se desprende de preconceitos e limitações e se permite inovar e olhar pra frente, se aproximando e se conectando com o público que já vive essa mudança. 

Foto Yan Krukov via Pexels

Marketing na Era Digital
Amanda Pereira
Amanda Pereira Seguir

Jornalista pós-graduada em Planejamento Estratégico em Comunicação e Trabalho com foco em Estratégia de Comunicação e Marketing Digital. Mãe, empreendedora, experiência com desenvolvimento de estratégia, gestão de equipe e cultura digital.

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