Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Vamos incluir?

Vamos incluir?
Andréa de Souza
out. 18 - 2 min de leitura
000

Quando falamos sobre inclusão e acessibilidade pensamos logo em rampas e barreiras físicas, não é mesmo? Mas incluir é muito mais que isso, principalmente nos dias de hoje. Segundo dados do IBGE de 2019, 3,4% da população do país têm muita dificuldade ou não conseguem de modo algum enxergar, o equivalente a aproximadamente 7 milhões de brasileiros. Ainda de acordo com dados de 2019, a OMS informa que 2,2 bilhões de pessoas vivem com deficiência visual ou falta de visão. 

Vivemos uma época em que a experiência do cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, em que o consumidor e seus desejos estão no centro de tudo, mas uma grande parcela da população tem sido negligenciada - e aqui não estamos falando apenas do papel social que a sociedade tem para com todo esse grupo e sim do fator econômico, pois essas pessoas também consomem e estão à margem do consumo digital. O que a sua marca já fez pensando em atender esse público?

Infelizmente o mundo digital ainda não é acessível, mas cada um de nós pode fazer um pouco para torná-lo um lugar melhor com práticas bem simples, tais como:

  • Descrever uma imagem quando fizer seu upload para a rede, usando, sempre que possível, linguagem clara e objetiva (isso serve para gifts e álbuns também) e texto na ordem direta;

  • Usar as tags #pracegover #pratodosverem no início dos posts nas redes sociais;

  • Quando for descrever a imagem no final do post usar <Alt (não precisa usar #);

  • Caso vá usar outras # no post, colocar no final do texto no post, porém antes da descrição da imagem;

  • As regras acima também valem para vídeos e stories.

Essas pequenas atitudes vão ajudar as pessoas com deficiência visual a terem um acesso mais democrático à internet, pois para isso elas se utilizam de um software leitor de tela que converte um texto em áudio, permitindo o usuário ouvir em vez de visualizar o conteúdo da Internet, então, se não tem nenhuma descrição na imagem que colocamos no nosso site, o leitor não consegue passar nenhuma informação. 

Ainda há muito o que se fazer, mas nada muda se não dermos o primeiro passo e podemos começar nas nossas próprias redes sociais.



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você