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Gamification como Estratégia no Ambiente Corporativo

Gamification como Estratégia no Ambiente Corporativo
Fernanda Cristine Meneghetti Barbosa
mai. 20 - 3 min de leitura
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Conforme dito na aula do professor Mitikazu Lisboa, “todos nós jogamos”, seja um simples jogo de memória, de tabuleiro, de cartas, quebra-cabeça, ou até o mais novo jogo de videogame, a verdade é que todos, crianças, adultos, idosos, se não jogam atualmente, já jogaram um dia, e um fato em comum é que todos nós, seres humanos, somos jogadores por natureza, e não gostamos de perder.

Uma boa explicação científica para o fato de gostarmos tantos dos jogos, é que eles permitem a liberação de 2 substâncias importantes no cérebro: a serotonina e a endorfina. Ambas as substâncias geram as sensações de satisfação, e felicidade, o que traz o bem-estar.

E sendo algo que todos gostamos, e que traz sensações boas, porque não trazer essa prática lúdica para outros ambientes do nosso dia a dia, como o ambiente corporativo?

Muitas empresas já realizam a ação o gamification/ ou gamificação, que consiste simplesmente em aplicar elementos de games em algo que não possui contexto de jogo.

O RH de algumas empresas por exemplo, usam o gamification no processo seletivo de contratação de seus funcionários, o que é uma excelente estratégia, afinal segundo o filósofo Platão “ Você conhece mais sobre uma pessoa em uma hora de jogo, do que em uma vida de conversação. ” Isto porque é o gamification explora alguns instintos básicos do ser humano, e é durante a mistura de sensações que envolvem competição, recompensa, e diversão, que as pessoas mostram quem realmente são. Uma excelente maneira para conhecer os candidatos da empresa.

Outra forma de aplicação de gamification no ambiente corporativo pode ser feito através do estímulo saudável de competição entre as áreas da empresa para o alcance de um objetivo único, onde através de metas, pontuação e ranking, há uma premiação no final, se o objetivo for alcançado. Ex O objetivo é melhorar o atendimento ao cliente. As áreas que possuem interação com o cliente possuem tarefas definidas a serem realizadas, e recebem uma pontuação de acordo com o desempenho das mesmas. Mensalmente é apresentado o ranking, e os 3 primeiros lugares recebem uma premiação pelo objetivo alcançado.

O gamification é muito usado também na área de educação pelos professores, para conceder aulas mais lúdicas, e dinâmicas aos seus alunos.  Afinal, é muito melhor aprender em um ambiente mais interativo, do que no ambiente tradicional de sala de aula.

Em resumo : seja no lazer, no trabalho ou na sala de aula : Let’s play the game !


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