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Influência e confiança

Influência e confiança
Mariangela Basoli
jul. 27 - 5 min de leitura
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“Influência é consequência, não o ponto de partida”.

A Influência está relacionada com a confiança que você desperta em sua comunidade. Portanto tem a ver com você saber qual é o seu lugar dentro de seu sistema e falar com as pessoas a partir desse seu lugar de pertencimento nesta comunidade.

Para isso ser construído, essa conexão com as pessoas se faz a partir de valores, interesses comuns, de olhar para o outro como igual e respeitando seu lugar, e com consistência e constância. Consistência é manter-se fiel a uma postura e a uma linha de raciocínio, e constância é se fazer presente de forma frequente. Porque só assim você pode se tornar reconhecido, alguém que as pessoas buscam como referencial.

Hoje a hierarquia está mudando, a ordem dos processos está sendo alterada, pois com tanta informação disponível as pessoas questionam mais o que recebem, e tem canais onde podem se informar e o mais importante: se expressar. E cada vez mais vão buscar o espelho, aquilo que realmente reflete o que sentem, pensam e fazem. Vão buscar o que é relevante para ela, e querem encontrar sua própria tribo, aquela comunidade que vai validar seus desejos, seus sentimentos, e seus ideais.

E vejam que aqui tudo é muito democrático. Não é porque estamos falando de ideais, que necessariamente isso vai ser positivo para a sociedade como um todo. A internet,como qualquer sistema, aceita todos os grupos sem muitos julgamentos de valores, então teremos tanto comunidades que almejam um bem estar social e um crescimento coletivo, quanto comunidades que fazem apologia a drogas, ou a pedofilia, que estão fora da lei, mas nem por isso deixam de se configurar como um grupo de pessoas reunidas em torno de um objetivo comum. 

Entre esses dois extremos há todo um espectro de perfis e de pessoas que são referência, e que influenciam o seu grupo seja em que direção for. E a maioria das pessoas simplesmente não está disposta a ouvir o que não estiver de acordo com o que pensa, ou o que não interessa a ela naquele momento, então a estratégia para não ter sua mensagem bloqueada precisa ser muito bem elaborada. Por isso o papel da influência junto às marcas e produtos está sendo tão importante neste momento do digital, os conteúdos em mídias sociais podem influenciar os consumidores mais do que anúncios e a opinião a seu respeito conta muito dentro deste universo.

Felizmente questões como sustentabilidade, respeito às diversidades, ética, a postura das pessoas diante disso está sendo muito relevante no momento. A maioria dos consumidores não querem se associar a algo que não corresponda a estes valores, e quando olhamos para este cenário, qual a fórmula para começar a ter influência, ou trabalhar com influenciadores? Realmente estabelecer uma conexão com a comunidade, alimentar conteúdos e ações dentro dessa comunidade, de maneira muito coerente com o que a marca é, com o que a empresa é ou com o que o influenciador é, e construir autenticidade junto a este grupo. 

Porque não há uma confiança que possa ser construída por algo que esteja distante, e onde não haja uma reciprocidade. Então há uma tendência a não se confiar mais cegamente no que uma marca diz, mas sim em alguém que é um espelho de seus valores e aspirações,e que está presente de forma contínua, falando a sua linguagem. Podemos não ter essa confiança forte com as marcas mas temos confiança muito forte com pessoas, com os influenciadores. E nesse sentido, a qualidade do público pode ser mais importante do que a quantidade. 

Para quem está preocupado apenas com visibilidade, com escala, com topo de funil isso pode não fazer sentido, mas quando se pensa em jornada, em relacionamento de fidelidade com a marca, pode ser um melhor resultado usar a influência para criar reputação, confiança e capital social. É importante estar criando uma narrativa dentro da comunidade do influenciador, ajudando essa comunidade a criar relação com a marca. E para isso conectar essa estratégia geral da marca, a estratégia de conteúdo, de mídia, de relacionamento, com um influenciador que realmente esteja alinhado com os valores dessa marca, para que a confiança se estabeleça e a pessoa se sinta segura em se tornar seu cliente e promotor de sua marca.


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