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Influenciador digital e a tendência que combina com engajamento

Influenciador digital e a tendência que combina com engajamento
Luciano Kalil
nov. 30 - 5 min de leitura
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Um fenômeno relativamente recente no meio do marketing digital é a participação das pessoas no processo. Criando, compartilhando e conquistando público de maneira orgânica, os influenciadores digitais se tornaram presença cativa em campanhas e ações.

LEIA MAIS Por que o futuro do marketing de influenciadores será orgânico?

São pessoas comuns, que criaram uma forte identificação com o público por meio da linguagem e da produção de conteúdo. Tudo isso de uma maneira mais natural e diferente do que era produzido até então pelas marcas.

Tenho certeza que você já ouviu falar ou até mesmo segue algum influenciador digital, mas será que sabe a razão do sucesso deles no marketing?

Surgimento dos influenciadores

A figura dos influenciadores começou no momento em que o engajamento passou a ser mais desejado na internet. Todo mundo queria essa adesão natural e irrestrita conquistada por pessoas que fugiam do padrão da produção de conteúdo na web.

Como é de se imaginar, as empresas começaram a perceber esse crescimento e começaram a contar com a força desses criadores nas campanhas feitas para o universo digital. 

Além dos anúncios, podemos notar o poder dos influenciadores em redes como Instagram e Youtube. É possível encontrar influencers entre experts de uma certa área, celebridades, blogueiros, jornalistas e até pessoas sem “títulos”, mas com forte poder de influenciar organicamente os outros.

Influenciadores e o público

O uso cada vez mais frequente dos influenciadores é prova consistente de que sua estratégia de marketing deve envolver as pessoas, como na criação de uma comunidade online.

A escolha de quem você irá trabalhar é muito importante e deve estar alinhada com o propósito da sua empresa. De nada adianta escolher alguém muito popular se o creator não possui nenhuma afinidade com o seu público, produto ou serviço.

Esses cuidados com influenciadores são cruciais para ter sucesso e foram abordados também em um artigo que você pode ler aqui.

No Brasil, empresas como a Squid nos ajudam a localizar esses influencers. Afinal, a cada dia o número deles só aumenta e essas empresas ajudam você a encontrar aquele que tem mais engajamento com o tipo de público com que você precisa falar, eliminando (ou reduzindo muito) a chance de erro na escolha.

Usando influenciadores nas comunidades online

Propor uma ação para conquistar mais participantes para a comunidade é muito recomendado e pode trazer ótimos resultados. Usar influenciadores digitais para isso é um recurso válido, mas que precisa ser muito bem planejado para que os resultados sejam satisfatórios.

Muitas pessoas já estão comprometidas com o que o influencer pensa, fala, acredita e quanto mais isso tiver a ver com sua comunidade, melhor ainda! 

LEIA MAISA era dos creators e o fim dos gatekeepers

Os novos participantes, advindos de um influencer, estarão entrando com boas expectativas sobre o que encontrarão na sua comunidade, pois o influencer que os levou já explicou do que gostou ou como a sua comunidade tem relevância em determinados temas ou enfoques.

Ele já entra entendendo melhor o que esperar e, até mesmo, com mais ânimo do que uma pessoa que veio sozinha para esse novo espaço.

4 dicas para escolher um influencer para sua comunidade

Como saber quem é a pessoa mais adequada e que vai gerar mais retorno para a sua campanha para a comunidade online? Veja 4 dicas que vão te ajudar a decidir pelo digital influencer que se encaixa perfeitamente na sua necessidade:

  • Verifique se o discurso do creator está alinhado com o seu.

  • Não olhe apenas números, procure por aqueles que geram as maiores taxas de engajamento.

  • preferência para os nanoinfluenciadores (até 5 mil seguidores) e os microinfluenciadores (até 100 mil seguidores).

  • Deixe os macro influenciadores (entre 100 mil e 1 milhão de seguidores) para quando você tiver mais experiência em administrar bem as campanhas que podem ser feitas com eles.


Assim como em muitas outras áreas do marketing na era digital, o trabalho com influenciadores está sempre em desenvolvimento e novas técnicas, tendências e estratégias moldam o mercado a cada dia.

Manter-se atualizado e bem embasado sobre o assunto é fundamental para aumentar suas chances de sucesso e melhorar o retorno das suas campanhas e, consequentemente, da comunidade online.

LEIA MAISA Rebelião do Marketing: 3 conclusões que indicam o surgimento de um novo paradigma

Por falar nisso, esse conteúdo faz parte do livro Community Hacking. Ele foi escrito por mim em parceria com a Marilvia Oliveira e fala tudo o que você precisa saber para aumentar o engajamento e retorno da sua estratégia de comunicação.

Ele está disponível aqui. ;)


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