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Marketing digital como aliado das escolas.

Marketing digital como aliado das escolas.
Priscila Padilha
jan. 26 - 3 min de leitura
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Você sabe qual é o marketing que sempre funcionou para as instituições educacionais? O tradicional marketing boca a boca, aquele que acontece muitas vezes no portão da escola, em uma aglomeração de pais à espera de seus filhos, em reuniões de amigos quando o assunto é a educação das crianças ou na solicitação direta de indicação de uma escola.

Para a escola, a citação ou indicação de um pai vale ouro! Significa a segurança comprovada da qualidade no ensino.

O que acontece hoje é que essa recomendação ou o boca a boca acontece também nas redes sociais. E, por muito tempo, as escolas fugiram das redes, se esconderam, não queriam aparecer por medo da exposição.

Mas como pontua Rafael Kiso, um dos melhores profissionais de planejamento estratégico digital do Brasil, no Curso Marketing na Era Digital: “Se posicionar na rede é uma escolha, já falam de você lá, você precisa decidir como vai interagir”.

As escolas precisam ocupar esse espaço nas redes sociais de forma inteligente, com conteúdo relevante e atrativo para cada público (pais, alunos e comunidade escolar). Não adianta ser uma agenda digital de ações diárias da escola ou de postagens de resultados de alunos nos vestibulares. As famílias de hoje querem saber sobre o propósito de existência da instituição, porque ela foi criada, quais eram os sonhos do seu fundador e como ele acredita que vai fazer a diferença na vida das crianças e jovens. As atividades divulgadas devem mostrar o valor de cada ação para toda a comunidade escolar. Cada postagem deve fazer sentido para quem está lendo, deve envolver quem está do outro lado da tela, precisa motivar a vontade de saber mais sobre o trabalho realizado dentro daquela instituição.

Já os alunos querem se enxergar no espaço da escola, querem participar das produções de conteúdos nos diversos formatos: textos, vídeos, blogs, spots, podcasts, entre outros, não apenas como alunos da instituição, mas como coprodutores de uma educação vivenciada na prática. Eles também escolhem onde querem estudar, se identificam com os valores e os espaços apresentados, desejam ser protagonistas do seu futuro.

A escola que entender a importância das estratégias do marketing digital e torná-lo aliado em seu dia a dia, conseguirá melhores resultados na conquista e manutenção de clientes. E esse entendimento vai muito além do desenvolvimento de um site mais intuitivo e acessível também em móbile, da contratação de profissionais de marketing, do entendimento de cada público e suas necessidades, da importância de mensurar interações, acessos, comportamentos do usuário e de entregar conteúdo relevante; é, realmente, desenhar todas as ações da escola pensando no on e no off (onlife).  Afinal, o boca a boca tradicional ainda funciona, mas pode ser potencializado nas redes sociais.


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