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Marketing Digital – o que isso quer dizer?

Marketing Digital – o que isso quer dizer?
Cristina Guedes de Souza
set. 14 - 6 min de leitura
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Na atualidade é inconcebível falar de marketing desconsiderando o fato de que a grande maioria da população mundial está conectada e faz negócios on-line o tempo todo. Sendo assim, o Marketing Digital nada mais é do que o desenvolvimento da estratégia de marketing dentro do ambiente digital, já que os conceitos básicos de marketing continuam existindo, porém alterados por este ambiente. Ou seja, com a grande revolução gerada pela internet, a sociedade, o consumidor e mercado mudaram, e assim, a forma de pensar o negócio agora é outra.

Atualmente o consumidor não é mais passivo. Ele ganha voz e busca por informação até chegar ao produto que quer consumir. A comunicação é aberta, existindo um diálogo mais transparente entre empresas e consumidores. Através das redes sociais, por exemplo, quando uma empresa faz uma ação, ela pode ter um feedback dos consumidores em tempo real. Pode medir os resultados e ajustar a estratégia com rapidez, e até mesmo, mudar de estratégia se os resultados não se mostrarem favoráveis.

A mensagem envia pelas organizações é cada vez mais direcionada e segmentada para atingir o público certo.  Para fazer um levantamento de personas, é preciso analisar os perfis do cliente ideal para seu negócio. E no marketing digital é possível segmentar cada vez mais e focar em comunicar para atingir esse público, aumentando assim, a possibilidade de gerar conversões. O uso de ferramentas de automação de marketing pode favorecer que as empresas fidelizem mais consumidores.

A estratégia de Inbound marketing objetiva atrair o consumidor para sua marca, estabelecendo interações e relações de confiança, entregando conteúdos relevantes para o consumidor (marketing de conteúdo). Mas como o consumidor encontra esse conteúdo na internet? É aí que entra em ação a otimização para os mecanismos de busca – SEO (Search Engine Optimization) – conjunto de técnicas que deixam o conteúdo bem posicionados em buscadores, como o google. Tudo isso objetivando que o consumidor encantado se converta em cliente, para posteriormente ser fidelizado, e com boas estratégias de pós venda, se transformar num promotor da marca.

Outra estratégia dentro do marketing digital é CRM (Customer Relationship Management) do software de gestão de relacionamento com clientes. Elege o cliente como elemento principal do negócio, e segue o passo a passo para identificá-lo, ouve o que ele diz nas redes sociais, incentivando sua interação com a marca. O CRM serve para engajar, estabelecer um relacionamento constante, e por fim, personaliza o atendimento entregando o que ele deseja, organizando as informações de clientes e vendas, também desejando transformar o cliente em um promotor da marca.

No ambiente digital, os mercados on-line também são diferentes dos mercados de massa, pois possibilitam a existência de mercados de nichos bem especializados. Os espaços de mídia no ambiente digital também mudaram. São bem mais acessíveis e dinâmicos. E é possível mensurar os resultados obtidos e analisar as estratégias em tempo real, o que possibilita conseguir resultado mais eficiente, realizando os ajustes necessários. Ainda tem um custo de produção bem mais acessível e rápido, do que no marketing tradicional

Para traçar uma boa estratégia
de marketing no ambiente digital,
é fundamental combinar as diferentes plataformas e tecnologias disponíveis.

O marketing digital se desenvolve utilizando-se das tecnologias e plataformas, que combinadas, definem a estratégia a ser traçada. Vejamos alguns exemplos:

- Páginas digitais – onde as marcas apresentam seus produtos, seu propósito, conteúdos relevantes, são canais de comunicação com o público: sites, mini sites, blogs, portais, perfis, etc. Também podem ser canais de vendas e de promoções como e-commerce, landing page, por exemplo.

- Plataformas digitais de redes sociais e de buscas (facebook, twitter, instagram, google, yahoo entre outros) são canais digitais de comunicação que aproximam os consumidores das marcas.

- Tecnologias Mobile – que crescem muito a cada dia, principalmente no brasil, conde a maioria da população acessam internet por meio dos smartphones – RFID (tecnologia que possibilita identificar ou rastrear algo ou alguém, por ondas de rádio), NFC (tecnologia de comunicação por proximidade, que permite troca de informações de forma segura), Mobile Tagging (são códigos de barras bidimensionais e seu conteúdo geralmente é uma URL. O QR code, por exemplo, ficou sendo o mais popular deles),  Bluetooth (também permite a troca de dados por meio de rádio frequência entre dispositivos móveis, até 100m de distância), SMS e MMS (são tecnologias que permitem envio de mensagens de texto pelo celular – vem perdendo espaço para o WhatsApp (aplicativo de comunicação móvel), Aplicativos móveis, Games, Tecnologias de voz, Realidade mista e outras mais. 

“É a estratégia que determina as ações a serem combinadas para alcançar um objetivo de marketing desejado”.

É cada vez mais crescente, as relações empresariais no ambiente digital. E investir em marketing digital é a garantia de construção de novas relações de negócios. E garantir uma presença digital, mantendo a empresa visível alcançando o público certo e muitas vezes, à frente dos concorrentes, mesmo que eles também estejam no mercado on-line. Afinal, a internet é um ambiente democrático, mas nela só vencem os melhores. E com certeza, com um marketing estratégico, e possível vencer.


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