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Marketing Digital para Turismo: destinos e empresas no ambiente digital.

Marketing Digital para Turismo: destinos e empresas no ambiente digital.
Amanda Morasco
ago. 21 - 5 min de leitura
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Marketing e Digital são duas palavras poderosas que, se fossem pessoas, poderiam formar um casal. E seria o mais popular, aquele chamado "casal 20", o casal do momento...

Brincadeiras a parte, sou da linha old school e penso como a Martha Gabriel e como o Rafa Kiso, que sempre falam que não existe Marketing Digital...existe Marketing.

E aí existem as estratégias digitais (online) e as tradicionais (offline). E sim, elas andam juntas, de forma que ocorram ações coordenadas nos dois ambientes: online e offline. O foco neste artigo é no digital!

No setor de turismo, existem vários exemplos de empresas e destinos que melhoraram significativamente seus resultados utilizando muito bem um conjunto de estratégias digitais coordenadas.

Neste artigo, cito como exemplo, um case de marketing digital de destinos turísticos: o da Tourism Ireland, o departamento oficial de turismo da Irlanda, que por meio de suas estratégias de marketing digital, alcança em média 600 milhões de pessoas por ano, resultando em quase 11 milhões de visitantes/ano, que geraram uma receita aproximada de 6 bilhões de euros (TOURISM IRELAND, 2019).

Para fins de comparação, o Brasil recebeu quase 7 milhões de turistas estrangeiros em 2018 (AGÊNCIA BRASIL, 2019).

E esse número fica nessa média há anos, o que mostra o quão estagnados estamos em um segmento que gera um considerável desenvolvimento econômico e social.

Agora um parênteses: pense no tamanho da Irlanda, no tamanho do Brasil, no potencial turístico de ambos e nos recursos financeiros, humanos e de marketing. Acredito que poderíamos fazer melhor, não é?

Dentre as campanhas feitas pelo departamento, estava a campanha da Wild Atlantic Way, uma rota turística cênica de 2.500km na costa oeste do país, que mistura atrativos naturais, culturais e históricos ao longo da rota.

Cliffs of Moher, um dos atrativos da rota turística Wild Atlantic Way, na Irlanda.

Na campanha, foram utilizadas estratégias de e-mail marketing, displays e mídias sociais com o objetivo de promover a rota, gerar tráfego qualificado para o site de turismo local, gerar mais visualizações para os vídeos no canal do Youtube, além de coletar dados sobre os potenciais turistas.

Como resultado, as ações geraram mais de 46 mil novas visitas no site e mais de 30 mil novas visualizações no canal do Youtube, além de gerar mais de 46 mil ações de engajamento nos posts no Facebook.

A campanha rodou por por um tempo limitado e seus resultados foram avaliados de forma muito positiva, pois a ação foi bem focada no público dos países nórdicos.

Segundo a country manager da Tourism Ireland, a performance foi excepcional por ter aumentado a base de fãs da Irlanda, além de levar tráfego qualificado para o site de forma bastante satisfatória.

O estudo de caso completo pode ser acessado no site da Digital Dialog, empresa responsável pelas campanhas do departamento de turismo da Irlanda. E os dados de visitantes e resultados econômicos podem ser encontrados no site da Tourism Ireland, no report de fevereiro de 2020.

 

Veja quais são as estratégias de marketing digital que você pode adotar em seu negócio ou destino turístico e algumas reflexões que podem te ajudar a identificar como está a sua atuação no ambiente digital:

  • Presença Digital: como está estruturada sua empresa/destino no ambiente digital? ⠀
  • Marketing de Conteúdo: como você educa seu potencial cliente? Quais soluções você entrega sem que ele precise comprar algo de você?
  • Marketing de Influência: você trabalha com influenciadores para divulgação e promoção dos seus serviços ou do destino? Como você seleciona seus embaixadores?
  • Omnichanel: sua empresa é multicanal? Em quais canais você está presente para se relacionar com o seu cliente?⠀
  • E-mail Marketing: você se relaciona com seus clientes via e-mail? Possui um funil de comunicação estruturado? Utiliza plataformas de automação?
     
  • Mobile Marketing: 94% dos usuários de internet de 16 a 64 anos possuem smartphone. Sua empresa ou destino turístico está preparada para o mobile?
  • Inbound Marketing: sua empresa utiliza estratégias de atração para relacionamento e conversão? Gera conteúdos relevantes para o seu potencial cliente?
     
  • Social Ads: você faz anúncios da empresa/destino, bem como de produtos e serviços nas redes sociais? Este é um canal de aquisição fundamental para o turismo.
     
  • SMM & SMO: como está estruturado seu marketing nas mídias sociais? Sua rede social gera tráfego para o site do seu negócio/destino?
  • SEM & SEO: seu site está estrategicamente adequado para ser encontrado pelos buscadores Google, Bing, Yahoo, etc?⠀

Estas são as principais estratégias de marketing digital para adotar nas empresas e destinos turísticos!

Cabe aos gestores, o desenvolvimento de ações combinadas para gerar resultados assertivos e consistentes!

Lembre-se que não bastam ações bem feitas de marketing digital se o atendimento é lento e de má qualidade, ou se a sua empresa/destino não dá continuidade ao relacionamento de forma adequada.

A agilidade, bom atendimento e o bom uso das informações coletadas dos clientes são fundamentais para criar um círculo virtuoso de relacionamento e de engajamento com a marca, gerando fidelidade, proximidade e, por consequência, mais vendas. Um bom CRM (bem alimentado, obviamente), é o seu maior aliado nessa hora!


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