Quando falamos de redes sociais, existem diversos números e indicadores que precisam ser avaliados para identificar o sucesso ou não de uma campanha de marketing. E diante de tantos dados há um grande risco de nos perdermos nas métricas da vaidade - que normalmente apresentam números expressivos, como o de alcance, por exemplo, mas que não impactam de verdade no resultado dos negócios.
Nos últimos anos muitas empresas têm investido na presença digital, especialmente através das redes sociais, mas engana-se quem acha que basta criar um perfil corporativo e impulsionar conteúdos sem objetivos. Sem um objetivo definido, você não saberá se as campanhas estão no caminho certo, nem se as estratégias foram eficientes. Tampouco qual é o retorno trazido por elas.
Likes, visualizações, reações e seguidores tem o seu valor e não são dispensáveis, elas devem ser acompanhadas, mas desde que haja consciência de que não serão elas as responsáveis por comprovar e justificar recursos alocados em campanhas de marketing digital.
Para analisar as métricas corretas o ponto de partida sempre será identificar o motivo pelo qual a empresa está fazendo o investimento. As campanhas de marketing devem sempre gerar oportunidades e apoiar o resultado do negócio, por isso, dedique mais tempo e atenção às métricas efetivas, como: taxas de conversão, conversões ao longo da jornada, números de visitantes e custo de aquisição por cliente.
E lembre-se: o sucesso de um negócio tem a ver com fatores que vão além da promoção, como o próprio produto, preço, retorno sobre o investimento. Fique ligado!
Eu já cai nessa cilada das métricas da vaidade. Você também?