[ editar artigo]

Não comece nada sem um plano de marketing

Não comece nada sem um plano de marketing

Para quem trabalha com marketing, não inicie nenhuma grande ação sem um plano de marketing.

Através dele a empresa e você vão ser direcionados para atingir os objetivos traçados.

Comece fazendo uma introdução, ou seja, um resumo do que as pessoas irão ler no planejamento.

Depois disso, faça um esforço e mãos à obra. Faça a análise do macro e microambiente. Levantes todos os pontos que podem influenciar na sua marca ou no seu produto, no ambiente externo e interno. No ambiente externo estude os movimentos políticos que podem influenciar na sua venda, tendências econômicas, sociais e culturais, demografias, tecnologias e possíveis problemas naturais. Já no ambiente interno deverá fazer um estudo de mercado baseado em vendas totais por região, por segmento, qual a participação no mercado de cada concorrente, sazonalidade de vendas e identificar o público-alvo.

 Identificando o público-alvo, entenda o que ele quer, onde ele compra, como compra, como usa o produto ou produtos similares.

Todo produto ou serviço que for ser lançado deve-se fazer uma análise levantando os pontos positivos e negativos, os diferenciais mediante os concorrentes, depois faça uma análise swot onde você vai levantar as forças e fraquezas do produto, oportunidades e ameaças do mercado.

Todo este estudo deve ser feito antes de se definir os objetivos e metas porque toda a informação levantada te dará suporte para ser assertivo. As metas devem ser quantificáveis no tempo.

Definido os objetivos e metas, deve-se criar a estratégia para atender os objetivos focados no público-alvo. Defina como será o produto, qual será seu custo, sua margem de lucro e seu street price, onde você vai focar seu esforço de venda, quais as localidades e por fim, quais as ações promocionais e de comunicação.

Feito isso, monta-se o plano de ação em que cada ação vai estar detalhada: como será feita, com prazos, responsáveis e custos (orçamentos).

Os orçamentos devem ser detalhados em um cronograma de tempo.

Compartilhe o plano com gestores da empresa.

Sendo feito assim, você poderá lançar seu produto no mercado com grandes chances de ter sucesso, mas para se certificar não deixe de mensurar e avaliar frequentemente seus resultados baseados nos objetivos que foram definidos.

  

Marketing na Era Digital
Iara Teixeira de Espíndola
Iara Teixeira de Espíndola Seguir

Profissional da área de marketing desde 1994, atuei em empresas multinacionais e nacional de grande porte, na indústria, varejo e distribuição. Hoje presto consultoria em marketing e comunicação digital para PME.

Ler conteúdo completo
Indicados para você