Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Não comece nada sem um plano de marketing

Não comece nada sem um plano de marketing
Iara Teixeira de Espíndola
mai. 7 - 2 min de leitura
000

Para quem trabalha com marketing, não inicie nenhuma grande ação sem um plano de marketing.

Através dele a empresa e você vão ser direcionados para atingir os objetivos traçados.

Comece fazendo uma introdução, ou seja, um resumo do que as pessoas irão ler no planejamento.

Depois disso, faça um esforço e mãos à obra. Faça a análise do macro e microambiente. Levantes todos os pontos que podem influenciar na sua marca ou no seu produto, no ambiente externo e interno. No ambiente externo estude os movimentos políticos que podem influenciar na sua venda, tendências econômicas, sociais e culturais, demografias, tecnologias e possíveis problemas naturais. Já no ambiente interno deverá fazer um estudo de mercado baseado em vendas totais por região, por segmento, qual a participação no mercado de cada concorrente, sazonalidade de vendas e identificar o público-alvo.

 Identificando o público-alvo, entenda o que ele quer, onde ele compra, como compra, como usa o produto ou produtos similares.

Todo produto ou serviço que for ser lançado deve-se fazer uma análise levantando os pontos positivos e negativos, os diferenciais mediante os concorrentes, depois faça uma análise swot onde você vai levantar as forças e fraquezas do produto, oportunidades e ameaças do mercado.

Todo este estudo deve ser feito antes de se definir os objetivos e metas porque toda a informação levantada te dará suporte para ser assertivo. As metas devem ser quantificáveis no tempo.

Definido os objetivos e metas, deve-se criar a estratégia para atender os objetivos focados no público-alvo. Defina como será o produto, qual será seu custo, sua margem de lucro e seu street price, onde você vai focar seu esforço de venda, quais as localidades e por fim, quais as ações promocionais e de comunicação.

Feito isso, monta-se o plano de ação em que cada ação vai estar detalhada: como será feita, com prazos, responsáveis e custos (orçamentos).

Os orçamentos devem ser detalhados em um cronograma de tempo.

Compartilhe o plano com gestores da empresa.

Sendo feito assim, você poderá lançar seu produto no mercado com grandes chances de ter sucesso, mas para se certificar não deixe de mensurar e avaliar frequentemente seus resultados baseados nos objetivos que foram definidos.

  


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você