[ editar artigo]

Netnografia: a arma secreta dos profissionais de marketing

Netnografia: a arma secreta dos profissionais de marketing

A transformação do consumidor e suas particularidades frente à Era Digital obrigou o marketing e todo seu ecossistema a quebrar paradigmas e agir de forma diferente, uma vez que toda atividade humana mudou.

A ascensão de motores de busca como Google, o desenvolvimento de plataformas e de redes sociais e o compartilhamento de informações em massa mudaram completamente o relacionamento das pessoas com o consumo. Se antes a decisão de compra era feita na prateleira, agora ela é online e somente realizada após profundas análises e comparações dentro de comunidades e blogs virtuais que debatem sobre produtos disponíveis no mercado, suas vantagens e problemas além de atendimento e pós venda.

A importância da netnografia

Daí vem a importância de pesquisas quantitativas e qualitativas. Uma das principais pesquisas qualitativas do mercado é a netnografia, método científico, rigoroso e estruturado que se utiliza da antropologia aplicada ao ambiente digital para conhecer o novo consumidor e seu comportamento. É uma forma de gerar insights e inovação, decodificando os valores e códigos desse novo consumidor em seu habitat virtual.

Pesquisas com essa metodologia nos permitem acessar não apenas o que as pessoas querem nos dizer, mas aquilo que elas não têm consciência. O acesso e a interpretação desses discursos velados, nos mostra relações causais e estruturais de gosto, escolhas e motivadores das pessoas em relação a marcas, produtos e organizações em geral, reduzindo a margem de erro para desenvolvimento de estratégias mercadológicas.

Apesar de muito utilizada, principalmente pelas grandes empresas, a netnografia é mais complexa do que análise de dados, é a compreensão do comportamento humano e de suas escolhas o que permite a melhoria na tomada de decisão, a criação de campanhas de marketing e vendas mais efetivas e principalmente a elaboração de novos produtos.

Para Robert Kozinets, a maior referência sobre o assunto, a análise de dados de um netnografista vai muito além de uma pesquisa, ela estabelece profundas reflexões sobre a comunidade digital seja ela de que tribo for, além de ser a grande “arma secreta” dos profissionais de marketing da atualidade.

Marketing na Era Digital
Aline Carvalho Bassoi
Aline Carvalho Bassoi Seguir

Co-fundadora da Blá Mídia, graduada em Administração, pós graduanda em Marketing Digital - Negócios e Estratégias, mãe de duas menininhas lindas, amante de atividades físicas e de alimentação saudável e crossfiteira de coração.

Ler conteúdo completo
Indicados para você