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O cérebro, começo e fim?

O cérebro, começo e fim?

Sim. Isso mesmo, mas calma! Você vai entender.

Essa postagem tem relação com a informação de que o nosso cérebro retém com maior precisão as informações do começo e do fim de um conteúdo. O meio ele tende a interpretar com o que ele já tem. Isso acontece porque nosso cérebro quer economizar energia.

Indo um pouco mais além, de acordo com um estudo da Nielsen Norman Group, empresa americana com foco em experiência do usuário (UX), 80% das pessoas que são impactadas por um conteúdo leem somente o título e apenas 20% dão segmento na leitura e vão para o conteúdo.

Com isso, compreendemos que é preciso ter uma “headline” matadora, um início interessante e um final interessante. Mas e o meio? Se o leitor não absorve as informações com a mesma intensidade, esse trecho não precisa da mesma relevância?

PRECISA, mas com o adicional de ser curto. É preciso manter o interesse do leitor para que ele chegue até o final e ser breve é uma característica que vai ajudar nesse objetivo.

Algumas dicas podem ajudar a tornar o meio dos textos mais atrativos, são elas:

  • Dar exemplos como cases e vivências pessoais;
  • Enumerar, quando possível, em bullets;
  • Ilustrar com imagens;
  • Usar infográficos.

Assim, cria uma quebra na quantidade e forma dos textos, torna a leitura mais agradável e aumenta as chances de o leitor chegar até o final e ler aquela “call to action” incrível.

Essas observações se referem aos conteúdos criados para as comunicações de marketing. O que não se aplica aos textos acadêmicos, materiais científicos, livros e/ou materiais de estudo. Ok?

Então, crie conteúdos com um início matador, meio interessante e breve e um final matador.

Marketing na Era Digital
HELTON MARTINS DE OLIVEIRA
HELTON MARTINS DE OLIVEIRA Seguir

Diretor de Arte com formação em Publicidade e Propaganda, certificação em Marketing Médico, Planejamento Estratégico e Produção de Conteúdos para Redes Sociais. Fotógrafo por hobby e, também, um ouvinte que se comunica em Libras.

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