Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O marketing amplificado pelo ambiente digital

O marketing amplificado pelo ambiente digital
Juliana Araujo
out. 18 - 2 min de leitura
000

Já dizia Philip Kotler “Marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através de processos de troca”. E mesmo com tantas transformações e mudanças, o Marketing continua tendo quatro dimensões essenciais: produto a ser oferecido, preço para fazer essa troca, praça onde vão acontecer as trocas e promoção, que são os canais e formas de comunicação. O marketing é um sistema complexo, que compreende o ambiente, toda a organização e seus públicos, estratégias, planejamento e ferramentas.

Num mundo quase que totalmente digital vemos que a sociedade mudou, o mercado mudou, o consumidor mudou, e o Marketing também se transformou. Mas a fundamentação continua a mesma, o Marketing continua sendo Marketing! O digital apenas exponenciou as oportunidades através da tecnologia, um terreno muito mais fértil, cheio de possibilidades e mensuração.

No entanto, para se valer de todos os benefícios dessas novas ferramentas/plataformas é necessário primeiro conhecê-las. E aí talvez um dos maiores desafios do cenário digital: a velocidade de mudança. Muitas vezes mal dá tempo de conhecer e testar as ferramentas disponíveis para fazer bom uso delas e incluí-las no planejamento e estratégias.

Além disso, vivemos um período na qual a interatividade e a experiência são os principais aspectos para o sucesso das estratégias de marketing. O digital é a plataforma que dá vazão à essa interatividade, mas não necessariamente à boa experiência. Propiciar uma experiência marcante e relevante para o consumidor envolve aspectos que vão muito além da tecnologia em si e dependem de um conhecimento profundo do público-alvo. Não são as ferramentas que devem direcionar a estratégia, é a estratégia que deve se beneficiar das ferramentas mais apropriadas para que os objetivos mapeados e desejados sejam alcançados.

Então fica a dica:  o digital não resolve problemas de marketing ruim. Muito pelo contrário, amplifica tudo, seja bom ou ruim!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você