Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O mundo está acelerado ou você está devagar?

O mundo está acelerado ou você está  devagar?
Edgar Garcia Braga
ago. 4 - 3 min de leitura
000

Para entender o quanto tudo está acelerado e o quanto somos impactados a todo momento mesmo sem entender, basta olhar para a evolução da tecnologia que cresce de forma exponencial. Qualquer pessoa consegue notar que está sendo muito difícil acompanhar essa velocidade, inclusive até instituições como a Singularity University falam sobre o assunto. Mas o primeiro a perceber essa mudança na curva foi Buckminster Fuller, e isso aconteceu no século passado.

Após perceber que algo estava mais rápido que o normal, ele resolveu fazer um estudo e conseguiu identificar que a partir do ano I da era cristã, demorou 1500 anos para o conhecimento do mundo dobrar pela primeira vez.

Então, para dobrar pela segunda vez, demorou apenas 250 anos. Nos tempos mais atuais, citando como base o início do século passado, dobrava a cada 100 anos, e logo na segunda guerra mundial já dobrava a cada 25 anos.

Atualmente a tecnologia estava dobrando a cada ano, e pasmem, as previsões são de que muito em breve essa velocidade seja ainda mais exponencial, ou seja, o conhecimento vai dobrar a cada dia.

Se a previsão se confirmar ou até mesmo for superada, como a humanidade lidará com esse tsunami de informações? E como os seres humanos vão fazer para minimizar a sensação de falta de conhecimento sobre tantas coisas? Como as nossas vidas serão impactadas num futuro próximo? Confiaremos cada vez mais nos especialistas sem realizar as nossas próprias análises?

O fato é que atualmente já é praticamente impossível estarmos cientes de tudo que acontece, e muitas vezes ativamos o modo automático confiando em terceiros para o que estamos consumindo.

Na minha visão vamos precisar cada vez mais de filtros confiáveis para consumirmos somente o que nos interessa diretamente, abrindo mão de uma outra fatia de conhecimento que não conseguiremos consumir. Desta forma, fazer valer a teoria que diz o seguinte: “Se algo é realmente interessante, esse algo vai chegar até você de uma forma ou de outra, mesmo que você não o procure. ”

Hoje em dia há dispositivos para todo o tipo de necessidade seja no âmbito profissional para tratar do operacional ou estratégico, bem como na vida pessoal para todas as atividades. A realidade é que não temos como acompanhar tamanha velocidade. Particularmente acredito que cada vez mais dispositivos funcionarão como filtros para a nossa própria comodidade e sanidade mental.

#tecnologia #curvaexponencial #buckminsterfuller #conhecimento #filtros


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você