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O que é a Publicidade Nativa?

O que é a Publicidade Nativa?

No marketing na era digital, existem algumas estratégias elencadas ao marketing de performance (definido por Gabriel e Kiso (2020, p.494)), como um método de publicidade digital pago não com um preço fixo, mas com um preço variável que depende do desempenho do anúncio na conversão de algo), como marketing de afiliados, conteúdo patrocinado, social media advertising, search engine marketing e a publicidade nativa (que será explanada neste texto). Acompanhe seu conceito segundo a RockContent:

É uma estratégia que se baseia na produção de conteúdos em canais específicos, com o diferencial de serem contextualizados dentro do cotidiano do público.

Entre suas principais características está o fato de não ser invasiva (por não interferir na experiência do usuário) e ter o caráter informativo, já que é divulgada como conteúdo. Segundo uma pesquisa do Sharethrough, os anúncios de Publicidade Nativa são mais visualizados do que os banners tradicionais, chegando a 52%.

De acordo com o IAB (Interactive Advertising Bureau, órgão que define padrões de publicidade no mundo todo), existem seis tipos de publicidade nativa que podem ser encontradas pela web a in feed (são em sites ou portais de noticias), anúncios em buscadores (que se encaixam como resposta, por exemplo site de buscadores, o caso do google), widgets de recomendação (conteúdos promovidos em plataformas de recomendação), listagens promovidas (em sites de comércio eletrônico, aparecendo como um link), anúncios contextuais (anúncios relacionados ao conteúdo da própria página) e aqueles que são citados de forma indireta (como uma receita citando uma marca).

Exemplo da publicidade nativa In feed:

                                            Imagem Conteúdo Sob Demanda

Muitas das das vezes a publicidade nativa é confundida com marketing de conteúdo, já que também trabalha com conteúdo. Confira as diferenças entre os dois:

                                                    Imagem RockContent

Em qual das duas estratégias investir?

Como quase tudo que acontece no marketing na era digital invista em testes, saiba por meio das experienciais com ambas estratégias qual a que gera mais resultados para seu negócio. E, lembrando, um método não substitui o outro!

 

 


 


Referências

GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Ed. 2. São Paulo: Atlas, 2020.

https://www.mundodomarketing.com.br/artigos/fernando-tassinari/38514/10-exemplos-bem-sucedidos-de-publicidade-nativa.html

https://rockcontent.com/br/blog/publicidade-nativa/

https://www.conteudosobdemanda.com.br/o-que-e-publicidade-nativa/

Marketing na Era Digital
Jainara de Jesus Viana Silva
Jainara de Jesus Viana Silva Seguir

Publicitária, especialista em Gestão de Marketing. Atualmente, trabalho com consultoria em marketing digital, gestão de redes sociais e direção de arte na MKT Consultoria & Design. Estou disponível para novas oportunidades.

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