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O QUE ESPERAR DAS REDES SOCIAIS?

O QUE ESPERAR DAS REDES SOCIAIS?

São tantas as possibilidades de nos comunicar e de uma empresa ter sua presença nas redes sociais que o usuário e o anunciante podem acabar se perdendo e não aproveitarem as plataformas de forma correta.

As redes sociais deram voz e poder aos consumidores, e assim as marcas passaram a ser secundárias: quem fala que manda é o consumidor.

Hoje são mais de 140 milhões de brasileiros conectados as redes sociais, se sua marca ou sua empresa ainda não está conectada, pare um pouco para pensar em quantas oportunidades sua empresa está perdendo.

As principais redes utilizadas pelos brasileiros são o YouTube, Facebook, Whatsapp, Instagram, Fabebook Mensager, Twitter e Linkedin e a mais recente, o Tik Tok que fez barulho em 2020.

Mas como empresa o que eu devo usar? Devo estar em todas essas plataformas?

Depende. Primeiro você deve determinar seus objetivos e estratégias e ter sua persona bem definida. Onde sua persona estiver sua marca deve estar.

É importante que sua marca seja transmídia, ou seja esteja em algumas das redes sociais e não somente em uma, não tem mais como ela estar em apenas uma ou duas plataformas.

Depois de entender onde sua persona está, busque audiência em várias plataformas usando um discurso para cada perfil porém com o mesmo tom de voz.

Várias redes se sobrepõem, quem está no Facebook e no Instagram certamente está no Youtube, quem está no Linkedin provavelmente está no Youtube também, mas não necessariamente esteja no Instagram e assim por diante.

As marcas devem produzir conteúdos de valor para os usuários porque o algorítimo dessas redes entrega o que for mais relevante. Quanto mais pessoas seguindo sua marca menos engajamento você terá, por isso o conteúdo tem que ser o “rei”. Quando uma rede social lança novos formatos como por exemplo o reels a rede terá uma entrega maior, por isso sua empresa tem que ficar a tendo as novidades das plataformas.

Além de posts orgânicos as marcas podem anunciar para sua persona em diversas redes como o YouTube, Facebook, Instagram e Linkedin.

O Youtube se tornou a principal rede social do brasileiro, onde 95% dos internautas estão presentes nessa plataforma, o Facebook perdeu seu posto de primeiro lugar mas de forma alguma deve ser ignorado pelas marcas, são mais de 130 milhões de pessoas navegando diariamente nessa rede social, seguida pelo Whatsapp com 89% dos internautas e o Instagram com mais de 69 milhões de usuários.

O Linkedin é uma rede social profissional onde no Brasil possui mais de 45 milhões de usuários e quase 60% das empresas possuem uma Linkedin Page, Se sua marca atua no mercado B2B, essa plataforma é fundamental para o seu negócio. Hoje são 75% dos compradores B2B usam essa rede social para buscar informações sobre vendedores, e um anúncio feito no Linkedin são extremamente qualificados, podendo ser feito de várias maneiras como divulgação no feed, formato captura de leads ou mensagens privadas para os usuários.

Então, as redes sociais podem ser uma excelente ferramenta para sua empresa ter resultados de vendas efetivas, e crescer sua marca no mundo digital.

  

Marketing na Era Digital
Iara Teixeira de Espíndola
Iara Teixeira de Espíndola Seguir

Profissional da área de marketing desde 1994, atuei em empresas multinacionais e nacional de grande porte, na indústria, varejo e distribuição. Hoje presto consultoria em marketing e comunicação digital para PME.

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