O marketing envolve um estudo constante do consumidor e das tendências do mercado com o intuito de oferecer produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades e os desejos desse mercado.
Os quatro P’s referem-se a produto, preço, praça e promoção. Ao se criar uma estratégia para um público alvo específico, todos os componentes do marketing mix (4P´s) devem estar alinhados num posicionamento único.
Exemplificando...
Digamos que pretendemos atingir um público que se interessa por imóveis de alto padrão.
Nesse quesito, o produto que se refere ao imóvel, precisa ter alguns atributos iniciais para chamar a atenção do público alvo correspondente. Esses atributos podem remeter a exclusividade e ao luxo.
Como o preço desse imóvel foi direcionado como um produto exclusivo e de luxo será ofertado com um valor alto, muitas vezes até acima do valor de mercado, o que induz a uma forte relação com a percepção de qualidade.
Além disso, no que se refere a praça, para a compra de um produto imobiliário procura-se um canal de venda que pode ser por meios digitais e por meio de um profissional corretor de imóveis para fazer a intermediação da venda.
E, quanto a promoção, ou seja, a forma de divulgação para este público, deve-se pensar em estratégias diferenciadas. Saber que meios esse público acessa para que veja os anúncios e se interesse pelos imóveis. Ou mesmo a forma como o próprio corretor vai chegar nesse potencial cliente para falar sobre o imóvel lançado, que nesse caso seria um dos compostos de promoção, o vendedor pessoal.