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Planejamento estratégico de marketing em negócios do ambiente virtual

Planejamento estratégico de marketing em negócios do ambiente virtual

Antes de iniciar um negócio no ambiente virtual, o empreender deverá analisar o mercado para avaliar se existe de fato uma oportunidade. Essa apuração preliminar trata-se do Planejamento Estratégico de Marketing. O passo seguinte é definir as ações a serem implantadas, ou seja, o Tático. A falta de experiência faz muitos começarem pelo Tático e depois descobrirem que o mercado, por exemplo, está saturado ou em decadência.  Um novo negócio só deve ter início, após a análise de mercado.

Para Martha Gabriel, autora do livro Marketing na Era Digital, o Planejamento Estratégico reduz riscos de o negócio digital fracassar. “O empreendedor precisa saber onde está “pisando””. O Planejamento é um documento dividido em partes e cada parte em subitens.

Na Introdução, apresentar a empresa com as seguintes informações: nome dos fundadores, endereço, descrição do produto/serviço a ser oferecido, público-alvo, missão e visão.

Na Análise do Macro Ambiente, o empreendedor deverá analisar como as variáveis políticas, econômicas, sócio-culturais, demográficas, tecnológicas e da Natureza podem afetar o negócio. Já Análise do Micro Ambiente, os itens a serem apurados são perfil do cliente, concorrência e sazonalidade das vendas. Pesquisar o tamanho do mercado baseado em dados. Por exemplo, estimativa quantitativa de consumidores, total de vendas anuais e tendência de crescimento do setor. Essas informações serão obtidas nas entidades ligadas ao segmento.

No item Análise do Produto/Serviço trazer uma descrição detalhada inclusive com o diferencial do produto/serviço, pois ao ir “montando” o Planejamento Estratégico, o empreendedor terá a percepção do nicho de mercado mais rentável para investir.

A Análise SWOT é a identificação de pontos fortes e fracos e de oportunidades e ameaças. Ao longo da construção do Planejamento Estratégico dúvidas surgem sobre o setor, então, aconselha-se não ter pressa para concluí-lo, pois se algum dado estiver faltando prejudicará o negócio. Na elaboração da SWOT é importante rever os dados já apurados.

Com as cinco primeiras etapas concluídas é hora de traçar Objetivos e Metas. Dependendo do negócio, podem ser definidos por dia, semana, mês ou ano. A especificidade do empreendimento é quem irá ditar. Nesta altura, o empreendimento começa a ganhar “dimensão 3D” aos olhos do empreendedor, pois ele já vislumbra o negócio acontecendo e principalmente faturando.

Na sétima etapa definir Estratégias de Marketing (4p´s) baseadas na SWOT. Na oitava cada estratégia terá um Plano de Ação (tático-operacional). Na penúltima descrição do Orçamento e Cronograma. Por fim, na décima etapa, Avaliação e Controle com índices passíveis de mensuração registrados em cada meta.

Na elaboração do Planejamento Estratégico de Marketing, o empreendedor pode pedir auxílio de entidades e profissionais especializados. Dica: defina um prazo exequível para encerrá-lo. Não inicie nem a venda de brigadeiros sem ter uma análise macro e micro do ambiente, pois se você começar errado reconquistar a freguesia irá demandar muito mais investimentos. Segure a ansiedade e bons negócios.

Marketing na Era Digital
Regina Rodrigues de Campos
Regina Rodrigues de Campos Seguir

Jornalista, Mestre em Relações Públicas, pela USP. Professora universitária desde 1999. Nesta fase profissional aprendendo sobre o marketing digital. O objetivo é desenvolver e lançar um site de notícias e me tornar uma empreendedora.

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