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Planejamento estratégico de marketing em negócios do ambiente virtual

Planejamento estratégico de marketing em negócios do ambiente virtual
Regina Rodrigues de Campos
jun. 29 - 3 min de leitura
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Antes de iniciar um negócio no ambiente virtual, o empreender deverá analisar o mercado para avaliar se existe de fato uma oportunidade. Essa apuração preliminar trata-se do Planejamento Estratégico de Marketing. O passo seguinte é definir as ações a serem implantadas, ou seja, o Tático. A falta de experiência faz muitos começarem pelo Tático e depois descobrirem que o mercado, por exemplo, está saturado ou em decadência.  Um novo negócio só deve ter início, após a análise de mercado.

Para Martha Gabriel, autora do livro Marketing na Era Digital, o Planejamento Estratégico reduz riscos de o negócio digital fracassar. “O empreendedor precisa saber onde está “pisando””. O Planejamento é um documento dividido em partes e cada parte em subitens.

Na Introdução, apresentar a empresa com as seguintes informações: nome dos fundadores, endereço, descrição do produto/serviço a ser oferecido, público-alvo, missão e visão.

Na Análise do Macro Ambiente, o empreendedor deverá analisar como as variáveis políticas, econômicas, sócio-culturais, demográficas, tecnológicas e da Natureza podem afetar o negócio. Já Análise do Micro Ambiente, os itens a serem apurados são perfil do cliente, concorrência e sazonalidade das vendas. Pesquisar o tamanho do mercado baseado em dados. Por exemplo, estimativa quantitativa de consumidores, total de vendas anuais e tendência de crescimento do setor. Essas informações serão obtidas nas entidades ligadas ao segmento.

No item Análise do Produto/Serviço trazer uma descrição detalhada inclusive com o diferencial do produto/serviço, pois ao ir “montando” o Planejamento Estratégico, o empreendedor terá a percepção do nicho de mercado mais rentável para investir.

A Análise SWOT é a identificação de pontos fortes e fracos e de oportunidades e ameaças. Ao longo da construção do Planejamento Estratégico dúvidas surgem sobre o setor, então, aconselha-se não ter pressa para concluí-lo, pois se algum dado estiver faltando prejudicará o negócio. Na elaboração da SWOT é importante rever os dados já apurados.

Com as cinco primeiras etapas concluídas é hora de traçar Objetivos e Metas. Dependendo do negócio, podem ser definidos por dia, semana, mês ou ano. A especificidade do empreendimento é quem irá ditar. Nesta altura, o empreendimento começa a ganhar “dimensão 3D” aos olhos do empreendedor, pois ele já vislumbra o negócio acontecendo e principalmente faturando.

Na sétima etapa definir Estratégias de Marketing (4p´s) baseadas na SWOT. Na oitava cada estratégia terá um Plano de Ação (tático-operacional). Na penúltima descrição do Orçamento e Cronograma. Por fim, na décima etapa, Avaliação e Controle com índices passíveis de mensuração registrados em cada meta.

Na elaboração do Planejamento Estratégico de Marketing, o empreendedor pode pedir auxílio de entidades e profissionais especializados. Dica: defina um prazo exequível para encerrá-lo. Não inicie nem a venda de brigadeiros sem ter uma análise macro e micro do ambiente, pois se você começar errado reconquistar a freguesia irá demandar muito mais investimentos. Segure a ansiedade e bons negócios.


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