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Plano de Marketing

Plano de Marketing

“Boa sorte é o que acontece quando uma oportunidade encontra um bom planejamento (Thomas Edson 1847-1931)”

O plano de marketing é um instrumento de planejamento e avaliação do impacto de ações de mercado para sua empresa. Ele é tão essencial para um negócio como para uma ideia, pois faz parte da forma como serão disponibilizados produtos e serviços levando em conta o custo e o retorno de cada ação.

Ao se pensar no plano de marketing é necessário olhar para dentro e fora da empresa. Sem avaliar todos os impactos que podem acontecer, seja diante dos ambientes internos ou externos e dos fatores intrínsecos que afetam diretamente ao negócio corre-se sério risco de perda de mercado e até falência.

Parece que  escrever sobre isso é ultrapassado diante das nuances e da pujança do digital, mas pode acreditar, os erros de análise ou falta dela diante das inúmeras situações que o  plano de marketing poderia evitar ou minimizar são extremamente comuns em qualquer porte de empresa. E  mais comum ainda, muitos fazem apenas uma  parte do plano acreditando que falar por exemplo dos famosos e ainda válidos  4P’s (produto, preço, praça e promoção) é suficiente.

O mercado está extremamente dinâmico, veloz , competitivo e complexo, e é  por isso que  a etapa de planejamento ou nesse caso, o plano de marketing se tornou vital para os negócios. O levantamento de informações junto com a tomada de decisão diante dos cenários de forma rápida e objetiva podem render muitos resultados positivos e deixar concorrência comendo poeira pelo caminho.

Ao fazer um plano de marketing muitas certezas caem por terra e muitas incertezas ou coisas desconhecidas passam a ser reais e fazer sentido diante dos fatos. Um caso típico é a noção de concorrência. Já vi várias empresas se  preocuparem apenas com  concorrentes diretos esquecendo que por muitas vezes, o perigo não está do seu lado ou tão visível quanto pensa ou tão próximo quanto se imagina. Por exemplo,  vendas on line  fundamentais para qualquer negócio hoje em dia, você deve ter e concorrentes do outro lado do mundo também. Ou outra situação,   um estado de pandemia como o que vivemos há pouco e ainda estamos passando por ela, quem não  pensou em um plano B, pode ter passado por grandes dificuldades.

Todas essas situações e outras tantas, demonstram que não se pode fazer negócios e gerir uma empresa com o velho paradigma de que sempre foi feito assim e deu certo, para que mudar? Como dito, o mercado não é o mesmo. Não aceita improvisação, aceita testes, experimentos,  mas com a capacidade de mudar rápido e aprender com os erros. Aceita cair, mas levantar, aceita até perder um pouco e em seguida recuperar. Mas, para se manter vivo e capaz de disputar na arena dos negócios, é preciso mais do que a experiência que é importante sem dúvida, mas juntar a isso tudo a elaboração de um plano, sua implantação com devidos ajustes e monitoramento. Isso é sem dúvida uma estratégia de um vencedor em qualquer situação . Não há mais espaço para amadorismos. O plano é outro!

 

Vera Lopes

 

 

 

Marketing na Era Digital
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