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Plano de marketing: o mapa que faltava para o seu negócio

Plano de marketing: o mapa que faltava para o seu negócio

É muito comum que, na hora de fazer uma viagem, para sair do ponto A e chegar ao ponto B, traçarmos um caminho, utilizando o Waze ou qualquer outra ferramenta de navegação para que a viagem ocorra dentro do tempo e orçamento esperado e de acordo com as experiências que pretendemos viver naquele momento.

O plano de marketing é como um roteiro de viagem, que auxiliará a fortalecer sua marca e entregar o produto ou serviço aos clientes em potencial, atendendo aos critérios cronológicos e financeiros do seu negócio. A questão é que, mesmo sabendo da importância desse roteiro, muitas empresas ignoram esse fato e seguem praticando ações que não se conectam e deixando de investir tempo e dinheiro em estratégias fundamentais para o seu desenvolvimento.

LEIA MAIS - Roteiro para um Plano de Marketing

Um plano bem elaborado ajuda uma empresa a entender o mercado em que se atua e a concorrência nesse espaço, assim como o impacto e os resultados das decisões de marketing e orientar as iniciativas futuras. Ele pode ser construído para a área de marketing como um todo, mas também para campanhas ou estratégias específicas, lançamento de produtos ou serviços e abertura de novos mercados, ou seja, é o instrumento central para qualquer ação de marketing e permite conectar o planejamento estratégico da empresa (mais amplo, de longo prazo) às definições operacionais de cada área (mais específicas, de médio a curto prazo).

Motivos para investir tempo no planejamento de marketing:

  • Orientação clara sobre os objetivos, indicadores e estratégias que devem ser perseguidos

  • É possível realizar sem grandes investimentos 

  • Com o plano em mãos é possível: Economizar recursos, focar no objetivo, priorizar as coisas certas, errar menos, corrigir sempre que possível 

  • Vai te ajudar a entender se o posicionamento que você quer ter e o posicionamento que as pessoas enxergam em você estão alinhados. 

  • Você vai compreender se o público buscado é o adequado, se existe oportunidade no mercado para o seu produto/serviço, se é necessário criar novos produtos…

Quais são as etapas desse planejamento?

Como o planejamento estará muito atrelado aos objetivos de negócio e também ao tempo que você está disposto a investir, as etapas podem variar um pouco, mas basicamente é necessário fazer uma análise da situação (Ambiente interno) e oportunidades do mercado (Ambiente externo), definir as ações a serem tomadas e fazer a avaliação e controle dessas ações.

As etapas básicas para um bom plano de marketing:

  1. Introdução

  2. Análise do macroambiente

  3. Análise do microambiente (mercado, concorrência e público alvo)

  4. Análise do ambiente interno (marca, departamentos, análise dos 4Ps atuais, etc.)

  5. Matriz SWOT (Avaliação de competências e análise de cenários)

  6. Objetivos e metas de marketing

  7. Estratégia de marketing (4Ps)

  8. Plano de ação (Tático-Operacional)

  9. Orçamento e cronogramas

  10. Avaliação e controle

Posso garantir que ele é mais fácil do que parece, mas não menos trabalhoso, e só irá funcionar se for colocado em prática. 

Marketing na Era Digital
Bruna Vallin Santos
Bruna Vallin Santos Seguir

Estudante de administração, curiosa, que não tem vergonha de se arriscar e que acredita que o óbvio deve ser dito.

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