É muito comum que, na hora de fazer uma viagem, para sair do ponto A e chegar ao ponto B, traçarmos um caminho, utilizando o Waze ou qualquer outra ferramenta de navegação para que a viagem ocorra dentro do tempo e orçamento esperado e de acordo com as experiências que pretendemos viver naquele momento.
O plano de marketing é como um roteiro de viagem, que auxiliará a fortalecer sua marca e entregar o produto ou serviço aos clientes em potencial, atendendo aos critérios cronológicos e financeiros do seu negócio. A questão é que, mesmo sabendo da importância desse roteiro, muitas empresas ignoram esse fato e seguem praticando ações que não se conectam e deixando de investir tempo e dinheiro em estratégias fundamentais para o seu desenvolvimento.
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Um plano bem elaborado ajuda uma empresa a entender o mercado em que se atua e a concorrência nesse espaço, assim como o impacto e os resultados das decisões de marketing e orientar as iniciativas futuras. Ele pode ser construído para a área de marketing como um todo, mas também para campanhas ou estratégias específicas, lançamento de produtos ou serviços e abertura de novos mercados, ou seja, é o instrumento central para qualquer ação de marketing e permite conectar o planejamento estratégico da empresa (mais amplo, de longo prazo) às definições operacionais de cada área (mais específicas, de médio a curto prazo).
Motivos para investir tempo no planejamento de marketing:
Orientação clara sobre os objetivos, indicadores e estratégias que devem ser perseguidos
É possível realizar sem grandes investimentos
Com o plano em mãos é possível: Economizar recursos, focar no objetivo, priorizar as coisas certas, errar menos, corrigir sempre que possível
Vai te ajudar a entender se o posicionamento que você quer ter e o posicionamento que as pessoas enxergam em você estão alinhados.
Você vai compreender se o público buscado é o adequado, se existe oportunidade no mercado para o seu produto/serviço, se é necessário criar novos produtos…
Quais são as etapas desse planejamento?
Como o planejamento estará muito atrelado aos objetivos de negócio e também ao tempo que você está disposto a investir, as etapas podem variar um pouco, mas basicamente é necessário fazer uma análise da situação (Ambiente interno) e oportunidades do mercado (Ambiente externo), definir as ações a serem tomadas e fazer a avaliação e controle dessas ações.
As etapas básicas para um bom plano de marketing:
Introdução
Análise do macroambiente
Análise do microambiente (mercado, concorrência e público alvo)
Análise do ambiente interno (marca, departamentos, análise dos 4Ps atuais, etc.)
Matriz SWOT (Avaliação de competências e análise de cenários)
Objetivos e metas de marketing
Estratégia de marketing (4Ps)
Plano de ação (Tático-Operacional)
Orçamento e cronogramas
Avaliação e controle
Posso garantir que ele é mais fácil do que parece, mas não menos trabalhoso, e só irá funcionar se for colocado em prática.