[ editar artigo]

Plano de Marketing: um guia necessário para o sucesso de sua empresa!

Plano de Marketing: um guia necessário para o sucesso de sua empresa!

O plano de marketing trata-se de uma ferramenta para implementação de ações de marketing. É um documento que precisa ser atualizado e trabalhado com frequência, pois trata-se de algo dinâmico que precisa estar relacionado ao momento em que se pretende realizar a ação de marketing.

LEIA MAIS - Influenciador digital e a tendência que combina com engajamento

E, hoje, na era digital esse dinamismo se faz cada vez mais presente, pois novas tecnologias e plataformas surgem a todo momento e estão se tornando cada vez mais atrativas para as organizações que pretendem manter e conquistar novos clientes.

Nesse sentido, torna-se necessário desenvolver um plano de marketing bem estruturado e que servirá como um guia para a empresa, por meio de um documento norteador para que todos os membros da empresa desde gestores e colaboradores estejam alinhados aos objetivos do plano.

O plano geralmente é composto das seguintes etapas: introdução, análise do ambiente, analise do mercado, clientes e concorrência, análise do produto/serviço, identificação de oportunidades e riscos, objetivos de marketing, estratégias, planos de ação, orçamentos e cronogramas, avaliação e controle.

As informações que tratam da análise do macro e microambientes irão sustentar na determinação dos objetivos e metas do plano e na delimitação das estratégias direcionadas ao público alvo que se pretende atingir em relação ao marketing mix juntamente com detalhes dos responsáveis pelas ações, de como as ações devem ocorrer, bem como o custo e o período de execução das ações.

E, para averiguar se as ações aconteceram conforme o planejado, deve-se fazer a avaliação e controle periodicamente. Para a obtenção de resultados positivos, as ações executadas podem ser testadas com maior frequência e num espaço de tempo menor.

Marketing na Era Digital
ELISÂNGELA DA SILVA ROCHA
ELISÂNGELA DA SILVA ROCHA Seguir

Administradora (UNIVALI), Especialista em Gerenciamento de Marketing (FURB/INPG), Mestre Engenharia de Produção (UFSC) e Doutora em Turismo e Hotelaria (UNIVALI) com período sanduíche na Universidade Rovira I Virgili, Espanha.

Ler conteúdo completo
Indicados para você