O plano de marketing é para uma empresa o que o projeto arquitetônico é para uma obra: um guia que direciona o trabalho de toda uma equipe para alcançar os resultados esperados.
Composto por 10 etapas, o plano de marketing vai da parte estratégica ao operacional, podendo ser utilizado para definir o planejamento da área de marketing como um todo ou de uma campanha específica. Em ambos os casos, é ele que estabelece objetivos, elenca prioridades, define prazos, orçamentos e responsabilidades. Por isso, de maneira muito parecida ao processo de projetar uma casa, elaborar um bom plano de marketing exige tempo e dedicação.
Ainda que muitos gestores demonstrem certa resistência a ideia de "perder tempo planejando", um plano de marketing eficaz é resultado de muitas análises, discussões e decisões. Entender sua importância, portanto, é entender que este planejamento é na verdade um investimento.
Assim como, começar uma obra sem um projeto arquitetônico é irresponsável (e ilegal, mas não quero entrar neste mérito aqui), podendo gerar mais gastos do que economia, começar uma empresa sem um plano de marketing é aceitar um risco desnecessário. Afinal, sem direcionamento, equipe e gestão podem seguir caminhos dispersos, ficarem confusos e não verem valor nas ações executadas, tirando do marketing o seu papel estratégico.
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Capa: Foto por Sven Mieke via Unsplash