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Por que usar uma estratégia Transmedia Storytelling

Por que usar uma estratégia Transmedia Storytelling
Bianca Rodrigues Cordeiro de Souza
abr. 5 - 2 min de leitura
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Quem não gosta de uma boa história?

É por meio da oralidade que passamos conhecimento e quando combinada com uma narrativa, que faça sentido ao público, é possível conquistar a concorrida atenção, despertar emoções, gerar lembrança. Isso porque nosso cérebro processa muito melhor histórias do que conteúdos e dados "soltos".

Como seres sociais, a comunicação é parte  essencial da nossa vida. Em nossa realidade, cada vez mais tecnológica, aproveitar as diferentes mídias para gerar valor tem se mostrado uma estratégia muito eficaz.

Nesse sentido, podemos dizer que as diferentes mídias podem se unir em uma estratégia de reforçar o posicionamento de marca, por meio da chamada transmedia, que significa:

"Processo de comunicação no qual uma mensagem transcende uma mídia, de maneira que cada mídia ou dispositivo usado para transmitir a mensagem contribua com suas forças e potencialidades." (Marketing na Era Digital)

Ou seja, a partir de um conteúdo principal envolvente, ligado ao posicionamento e propósito da marca, distribuo conteúdos diferentes nas multiplataformas distintas, aproveitando o melhor de cada uma e expandindo as possibilidades de contato e interação com o meu público.

Tal ação promove visibilidade, aumenta o interesse e o engajamento e, de maneira orgânica e viral, novos conteúdos são produzidos pelo próprio consumidor.

Agora, imagine unir uma mensagem contada por meio do storytelling com a estratégia de transmídia? Com a transmedia storytelling os conteúdos distribuídos nas diferentes mídias fazem parte de uma história, potencializando a ação.

Na prática, orquestrar uma ação de transmídia storytelling pode ser bastante desafiador, pois exige criatividade, organização e uma equipe com diferentes especialidades. Além disso, é essencial que a mensagem esteja alinha ao propósito e posicionamento de marca.

Mas isso pode ser estimulante, afinal, quem não gosta de uma boa estratégia?

 


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