[ editar artigo]

Presença Digital - Case Grupo Imperial

Presença Digital - Case Grupo Imperial

Estar presente digitalmente é muito mais que possuir um site ou um perfil nas redes sociais. Uma atualização constante é fundamental para mostrar como sua marca se posiciona no mercado e utiliza os meios digitais para uma comunicação efetiva.

Ser digital é estar presente sim nas redes, mas não necessariamente em todas (ou apenas nelas), é interagir, é fazer parte do dia a dia da família, é se fazer presente nas datas especiais, é não tentar vender o tempo inteiro e ao mesmo tempo ser lembrado na hora da compra.

Ter presença digital é ter engajamento, comunicar, virar meme (porque não?), viralizar. Ter presença digital é continuidade, é trabalho de "formiguinha".

Uma boa presença irá alcançar os primeiros lugares da pesquisa do Google, irá fazer parte da memória quando o cliente for organizar uma confraternização na empresa e lembrar do seu produto ou quando for comemorar o "mesversário" do filho.

Desde que bem trabalhado, as possibilidades de sucesso são infinitas, pois a construção da marca exige um trabalho contínuo.

Após análise do perfil digital do cliente - Grupo Imperial - percebe-se pouca presença online e essa presença encontrada não é trabalhada de maneira assertiva. Além disso, muitos users próximos foram encontrados, o que pode provocar confusão na hora de um usuário tentar localizar a marca.

As redes sociais utilizadas pela marca - Facebook e Instagram - e o website não conversam entre si, em cada meio a empresa se apresenta com um "nome", o que dificulta o trabalho de Branding, levando o usuário muitas vezes ao equívoco quando ele entra em uma rede social para buscar a empresa, principalmente no Instagram, como visto nas imagens que seguem:

É necessária a criação de uma "unidade" digital, um "user geral" para que as pessoas vejam a marca e logo a identifiquem, assim como acontece com grandes marcas no mercado. É interessante criar ações promocionais dos produtos do Grupo para o desenvolvimento de conteúdo para as redes sociais, bem como atrair o público de interesse nos locais das ações. O objetivo é criar uma percepção de alto valor no momento de decisão de compra para o consumidor final.

Marketing na Era Digital
Andréa de Souza
Andréa de Souza Seguir

Especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing pela UFG com experiência na área de marketing e eventos de mais de 20 anos, atuando na organização, planejamento, docência e treinamentos corporativos. Atuação no marketing digital desde 2012.

Ler conteúdo completo
Indicados para você