[ editar artigo]

Projeto Podcast na Escola

Projeto Podcast na Escola

Engajar os alunos em projetos da escola nunca foi uma tarefa fácil. Não sou professora, já fui catequista, mas há mais de 18 anos atuo na área de marketing escolar e acompanho a dificuldade de professores no engajamento dos alunos em projetos escolares.

A primeira dica que sempre compartilho com os professores é: inicie sempre perguntando para os seus alunos quais são os temas e atividades de interesse. Para o desenho de uma estratégia de marketing seria a parte: conheça bem o seu público.

Segunda dica é: descubra onde os seus alunos estão fora da escola. Aqui podemos chamar de análise do nosso mercado.

Terceira dica: discuta com os seus alunos modelos de projetos e dê a oportunidade para eles falarem sobre atividades que gostariam de fazer. Formatando o produto.

Com as respostas colhidas nestes três momentos é possível entender mais sobre os alunos e inserir mídias diferenciadas para a produção de projetos.

O Podcast é uma ferramenta que pode ser utilizada para projetos nas escolas. Muitos temas podem ser debatidos e esclarecidos em podcasts e de uma maneira mais criativa, informal e com uma dose de entretenimento, modelo muito apreciado pelos jovens.

A escola pode eleger uma equipe, formada por alunos e professores, responsável pela pauta dos podcasts e destinar um espaço dentro da escola para o estúdio de gravação. Se bem organizado, a escola pode conseguir visibilidade na comunidade local, abordar temas de interesse da sociedade e convidar personalidades locais para entrevistas. Além de divulgar os podcasts nas redes sociais da instituição, trazendo alunos, pais e outros interessados pela escola para ouvirem sobre os temas.

Todos ganham com a produção de conteúdo dentro da escola! Basta escolher projetos e canais digitais que estejam alinhados aos interesses dos alunos e da escola. Será sucesso com certeza!

Marketing na Era Digital
Priscila Padilha
Priscila Padilha Seguir

Jornalista de formação, pós-graduada em marketing e especialista em marketing escolar. São mais de 22 anos de atuação nas áreas de marketing, comunicação e de relacionamento com clientes.

Ler conteúdo completo
Indicados para você