Quem não planeja não conquista resultados.
O universo do marketing bastante vasto, repleto de conceitos, tecnologias e ferramentas que permitem aos negócios criar soluções cada vez mais adequadas as demandas de seus mercados, chegando ao nível da personalização um para um.
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Além disso, o marketing se relaciona, de forma colaborativa e coparticipativa com diferentes áreas do negócio, trazendo tantas possibilidades que, segundo Peter Drucker, se torna importante demais para ficar apenas no departamento de marketing.
Com o digital, toda essa dinâmica do marketing foi potencializada a níveis extraordinários, deslumbrando profissionais e negócios mundo a fora. Mas, como orquestrar tudo o que o marketing pode proporcionar no sentido de uma solução que faça sentido para um grupo específico de consumidores?
Com planejamento!
Planejar significa entender onde você esta inserido e onde você quer chegar (nível estratégico) e definir uma série de ações coordenadas no sentido do resultado esperado, alocando, no processo, táticas e tecnologias que façam sentido para otimizar seus resultados.
No marketing, o instrumento para o planejamento é o Plano de Marketing, um roteiro detalhado para servir de referência para os diversos agentes envolvidos no processo. O plano de marketing é contínuo e precisa ser revisando conforme a estratégia se adequa.
A estrutura de plano de marketing reúne etapas que contemplam duas grandes frentes: análise do ambiente, tanto no aspecto macro – político e econômico – quanto no aspecto micro, considerando o mercado específico em que atua, seus concorrentes e clientes; e análise interna, contemplando recursos, proposta de valor, estratégias, táticas e controle.
Embora extenso, o plano de marketing se retroalimenta continuamente, evoluindo com a análise de dados e sucessos das ações, ajustando conforme as estratégias específicas para negócio como um todo, para uma área de negócios específicas, para um lançamento de produto ou para uma campanha específica.
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A grande questão é, muitas empresas acabam seguindo a onda do mercado, reagindo resolvendo pendências o tempo todo, deixando passar oportunidades importantes por não se conhecerem, não entenderem bem a dinâmica do mercado e, até mesmo, não entendo, com profundidade, como seus produtos atendem as demandas de seus clientes.
Uma vez finalizado o plano de marketing, ele precisa ser compartilhado e aplicado na prática, para que as diversas equipes sejam corresponsáveis pelo sucesso do negócio.
Afinal, pior do que não ter um plano e seguir a onda, é despender tempo para desenvolver um plano completo e deixar na gaveta, como se o objetivo dele fosse apenas ser preenchido.