Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quem não planeja não conquista resultados

Quem não planeja não conquista resultados
Gabriel dos Inocentes Meneses
fev. 23 - 3 min de leitura
000

Quem não planeja não conquista resultados.

O universo do marketing bastante vasto, repleto de conceitos, tecnologias e ferramentas que permitem aos negócios criar soluções cada vez mais adequadas as demandas de seus mercados, chegando ao nível da personalização um para um.

LEIA MAIS - Um bom planejamento é fundamental!

Além disso, o marketing se relaciona, de forma colaborativa e coparticipativa com diferentes áreas do negócio, trazendo tantas possibilidades que, segundo Peter Drucker, se torna importante demais para ficar apenas no departamento de marketing.

Com o digital, toda essa dinâmica do marketing foi potencializada a níveis extraordinários, deslumbrando profissionais e negócios mundo a fora. Mas, como orquestrar tudo o que o marketing pode proporcionar no sentido de uma solução que faça sentido para um grupo específico de consumidores?

Com planejamento!

Planejar significa entender onde você esta inserido e onde você quer chegar (nível estratégico) e definir uma série de ações coordenadas no sentido do resultado esperado, alocando, no processo, táticas e tecnologias que façam sentido para otimizar seus resultados.

No marketing, o instrumento para o planejamento é o Plano de Marketing, um roteiro detalhado para servir de referência para os diversos agentes envolvidos no processo. O plano de marketing é contínuo e precisa ser revisando conforme a estratégia se adequa.

A estrutura de plano de marketing reúne etapas que contemplam duas grandes frentes: análise do ambiente, tanto no aspecto macro – político e econômico – quanto no aspecto micro, considerando o mercado específico em que atua, seus concorrentes e clientes; e análise interna, contemplando recursos, proposta de valor, estratégias, táticas e controle.

Embora extenso, o plano de marketing se retroalimenta continuamente, evoluindo com a análise de dados e sucessos das ações, ajustando conforme as estratégias específicas para negócio como um todo, para uma área de negócios específicas, para um lançamento de produto ou para uma campanha específica.

LEIA MAIS. - Planejamento estratégico de marketing em negócios do ambiente virtual

A grande questão é, muitas empresas acabam seguindo a onda do mercado, reagindo  resolvendo pendências o tempo todo, deixando passar oportunidades importantes por não se conhecerem, não entenderem bem a dinâmica do mercado e, até mesmo, não entendo, com profundidade, como seus produtos atendem as demandas de seus clientes.

Uma vez finalizado o plano de marketing, ele precisa ser compartilhado e aplicado na prática, para que as diversas equipes sejam corresponsáveis pelo sucesso do negócio.

Afinal, pior do que não ter um plano e seguir a onda, é despender tempo para desenvolver um plano completo e deixar na gaveta, como se o objetivo dele fosse apenas ser preenchido.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você