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Se tudo é influência, use sua voz com consciência

Se tudo é influência, use sua voz com consciência
Nathália Barbosa
out. 25 - 3 min de leitura
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Vou começar logo falando que sou fã da YouPix desde os primórdios.

Por que estou falando isso? Porque esse artigo é sobre marketing de influência e quem nos deu a aula sobre esse assunto no Insider foi a Bia Granja.

Vou começar emendando na primeira reflexão, com uma frase que ela fala na aula e eu anotei. Que é:


“A influência virou uma grande pastelaria. Tudo é influência".


Então bora pensar sobre isso?


Outro dia eu dei uma palestra de Marketing de Influência para uma turma de adolescentes. Pense. Foi solicitada pela professora de artes.

Os alunos estariam discutindo o poder da influência e como as vozes ficaram ampliadas nesse mundo de redes sociais.

A intenção da professora era levar os alunos a criticarem mais o que eles estão vendo e ouvindo. Fazendo relação com as narrativas e discursos dos “influencers digitais” - termo utilizado por ela.



A minha frase não é tão legal

A frase da Bia foi mais legal, mas eu também criei uma para fazer a apresentação da minha palestrinha para os alunos do ensino médio:


“Se tudo é influência, use a sua voz com consciência”.


É aí que eu acho que ambas as frases se encaixam. Você acha também?

Temos esse cenário de pensar o que realmente importa, tanto quando estamos desenvolvendo a estratégia de marketing de influência para o cliente quanto quando somos o creator (ou estamos desenvolvendo a estratégia para o creator).


Aprendemos que a influência é consequência, por isso se pensa em relevância, propósito e conexão.


Não sei se você também aderiu ao termo CREATOR MARKETING e percebeu o tanto que faz mais sentido.


Os 4 pilares da Influência, ou melhor do Creator Marketing

É básico e ainda assim muito importante lembrar, na minha opinião, a diferença entre campanhas de ativação pontual e campanhas para conexão contínua.

Avaliando os objetivos da marca, tais como alcance, awareness, gerar valor ou retenção. Lá se vai - como tudo no marketing em ambiente digital - uma série de fatores, métricas, dados a serem levados em conta, coletados e analisados.

Vamos os nossos 4 pilares principais da influência, segundo a aula da Bia Granja no Insider.


  • Pilar nº1: Conectar com a comunidade.
  • Pilar nº2: Fomentar conteúdos e ações.
  • Pilar nº3: Ter coerência.
  • Pilar nº4: Construir autenticidade.


Esses 4 itens somados é que podem contribuir para a efetividade de sua campanha.

Concorda?


Para fechar nosso papo. Não quero te influenciar (ou talvez sim?)

Como eu disse no começo, queria mesmo trazer alguns tópicos para devanear sobre essa estratégia tão usada hoje.

Para além das reflexões, também trazer esses 4 pilares que devem ser sempre lembrados e relembrados por nós profissionais que estamos por trás dos planejamentos de campanhas.

Anote aí e coloque mesmo em prática.

E aí, na hora de mensurar os resultados pós-campanha seja bem smart, segue o conselho da Bia: lembra que bom mesmo é gerar venda, dados de acesso ao site, menções da marca.

Seguidores e engajamento é pouco!

O mercado está se profissionalizando, mas ainda compete com muita gente que eu julgo não estar tão preparada. Cabe a nós fazermos a diferença para elevar o nível das campanhas e utilizar bem as estratégias!



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