Trabalho há muitos anos com marketing e sempre vejo empresas “supondo” qual o perfil do comportamento do seu cliente e dirigindo suas ações a esse suposto cliente.
Isso até podia fazer um pouco de sentido anos atrás, mas hoje temos muitas ferramentas e metodologias que nos direcionam e nos mostram quem é o nosso cliente potencial. Lembrando que temos o comportamento do cliente virtual e físico que são diferentes, pois no ambiente virtual as escolhas são mais rápidas.
Aí entra a netnografia que é o ramo da etnografia que nos ajuda a entender o comportamento do nosso público na internet, estuda grupos ou pessoas e analisa através de pesquisas como compreender melhor as necessidades do consumidor através das ações e percepções. Isso faz com que possamos entender o porque as pessoas fazem escolhas e o que as motivam a essas escolhas.
A eficiência desse método já está comprovada no mercado e não deve ser confundida com somente uma análise de dados porque ele é mais complexo, analisa o comportamento das pessoas e suas escolhas
Mas na prática, como é que devemos usar esse estudo?
Nós certamente já fomos impactados com uma estratégia onde se usa o estudo da netnografia. Nas nossas redes sociais por exemplo, recebemos anúncios que são relevantes para nós ou eventualmente podemos receber e-mails de lojas que nunca visitamos, mas que nos agregam valor e são interessantes para o nosso comportamento de compra. Não nos damos conta, mas isso pode ser uma estratégia onde se usa essa metodologia, onde se constrói um planejamento de pesquisa, define-se um objetivo, se faz uma amostragem e define a abrangência.
Com a metodologia da netnografia a marca passa a apresentar ao seu consumidor uma proposta de valor, sendo muito mais relevante a esse potencial cliente e com muito mais chances de atingir resultados efetivos.