[ editar artigo]

Será que você conhece o comportamento do seu cliente?

Será que você conhece o comportamento do seu cliente?

Trabalho há muitos anos com marketing e sempre vejo empresas “supondo” qual o perfil do comportamento do seu cliente e dirigindo suas ações a esse suposto cliente.

Isso até podia fazer um pouco de sentido anos atrás, mas hoje temos muitas ferramentas e metodologias que nos direcionam e nos mostram quem é o nosso cliente potencial. Lembrando que temos o comportamento do cliente virtual e físico que são diferentes, pois no ambiente virtual as escolhas são mais rápidas.

Aí entra a netnografia que é o ramo da etnografia que nos ajuda a entender o comportamento do nosso público na internet, estuda grupos ou pessoas e analisa através de pesquisas como compreender melhor as necessidades do consumidor através das ações e percepções. Isso faz com que possamos entender o porque as pessoas fazem escolhas e o que as motivam a essas escolhas.

A eficiência desse método já está comprovada no mercado e não deve ser confundida com somente uma análise de dados porque ele é mais complexo, analisa o comportamento das pessoas e suas escolhas

Mas na prática, como é que devemos usar esse estudo?

Nós certamente já fomos impactados com uma estratégia onde se usa o estudo da netnografia. Nas nossas redes sociais por exemplo, recebemos anúncios que são relevantes para nós ou eventualmente podemos receber e-mails de lojas que nunca visitamos, mas que nos agregam valor e são interessantes para o nosso comportamento de compra. Não nos damos conta, mas isso pode ser uma estratégia onde se usa essa metodologia, onde se constrói um planejamento de pesquisa, define-se um objetivo, se faz uma amostragem e define a abrangência.

Com a metodologia da netnografia a marca passa a apresentar ao seu consumidor uma proposta de valor, sendo muito mais relevante a esse potencial cliente e com muito mais chances de atingir resultados efetivos.

 

Marketing na Era Digital
Iara Teixeira de Espíndola
Iara Teixeira de Espíndola Seguir

Profissional da área de marketing desde 1994, atuei em empresas multinacionais e nacional de grande porte, na indústria, varejo e distribuição. Hoje presto consultoria em marketing e comunicação digital para PME.

Ler conteúdo completo
Indicados para você