“Entreter educando e educar entretendo”. (Ferreira, Aluysio apud Lima, Camila)
O TikTok é a rede social que mais cresceu nos últimos tempos.
A plataforma chinesa preferida entre os jovens (41% dos usuários tem entre 16 e 24 anos) trouxe uma forma diferente de editar e consumir vídeos. Está tão em alta que o jeito “tiktoker” de produzir clipes já é copiado na publicidade.
Os vídeos curtos em uma sequência viciante conquistam o público. A rede é aberta, podendo mesmo sem cadastro assistir, de fácil edição e compartilhamento, gerando conteúdo para outras mídias digitais.
Mas nem só de dancinhas e piadas vive o TikTok. Existe um interesse da empresa em se tornar relevante em outras áreas. Uma novidade recente é o TikTok Resumes com o objetivo de divulgar ofertas de emprego e os candidatos enviarem o currículo em forma de vídeo.
Outro destaque da chinesa é a educação. Ela é já uma das maiores plataformas de aprendizagem do mundo. Inclusive foi criado um programa de incentivo para criação de conteúdos educativos, estimulando o microlearning, ensinamento em curto espaço. A ideia é oferecer uma opção de aprendizagem criativa. Segundo a empresa, a hashtag #AprendaNoTikTok tinha mais de 601 milhões de visualizações em abril e a versão em inglês #LearnOnTikTok tinha mais de sete bilhões de visualizações no mundo.
Um dos objetivos do programa é incentivar professores a participar do TikTok, dando espaço para esses profissionais que já dominam conteúdos a tornarem influenciadores positivos, de um jeito leve, aproximando de quem quer aprender.
Ensinar também é uma oportunidade para as marcas utilizarem a plataforma. Dar dicas e tutoriais sobre os produtos/serviços é uma forma simpática de se tornar relevante para o público.
Misturar entretenimento e educação é incrível. Aproveite.
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