[ editar artigo]

Por que criar jornadas de transformação em sua comunidade?

Por que criar jornadas de transformação em sua comunidade?

O ensino sempre foi o melhor caminho para a ascensão em diversos aspectos e continuará sendo por muitos e muitos anos. Se antes deveríamos ter uma longa carreira exclusivamente no modelo de educação tradicional, o EAD veio para democratizar e ampliar as possibilidades de acesso ao aprendizado.

LEIA MAIS - Funil da comunidade: como usar para ter resultado?

Seja para crescer na carreira, buscar uma ascensão social ou simplesmente expandir o conhecimento, estudar continua sendo uma maneira incrível de transformar vidas e o mundo.

O aumento das comunidades online corrobora para isso e permite que pessoas estudem e troquem experiências mesmo distantes umas das outras. Sem as barreiras físicas, elas mostraram que é possível ter um ensino de qualidade seja onde estiver.

Porém, nem tudo é sempre tão fácil e uma certa desorganização do EAD pode acabar dificultando o caminho de quem busca progredir. A solução é dar um sentido nisso tudo e parece que já algumas instituições seguiram por esse promissor caminho.

Crescimento da educação online

Desde a popularização da internet é normal encontrarmos por aqui coisas que eram exclusivas do mundo offline. Ouvir música, assistir vídeos e ler artigos se tornaram parte tão presente de nossas vidas que é difícil imaginar o presente e até mesmo o futuro sem esses elementos.

E não são apenas atividades básicas que ganharam espaço. Trabalhar, realizar transações financeiras e estudar podem ser feitos online com a mesma confiança e até mesmo muito mais segurança do que no "mundo real". 

Transferir dinheiro via Pix é mais seguro do que andar com ele em uma carteira, o home office ajuda a diminuir o trânsito nas grandes cidades e a proteger a saúde na pandemia e o ensino online oferece recursos multimídias que são quase impossíveis em uma aula presencial.

Focando principalmente na questão do ensino, essa modalidade a distância tem conquistado cada vez mais adeptos e tem se tornado a primeira opção para muitas pessoas que buscam por um crescimento pessoal ou profissional e enxergam na educação o melhor jeito de fazer isso acontecer.

Seja uma faculdade, aprender um novo idioma ou realizar um curso livre, fazer isso sem precisar sair de casa, nos melhores horários para você e com um ótimo custo-benefício são alguns dos argumentos que estão convencendo milhões de pessoas a investir no EAD.

EAD como propulsor de carreiras

A demanda por um crescimento profissional tem se tornado maior a cada dia e faz com que os profissionais busquem alternativas para sobreviver, crescer e vencer no concorrido mercado de trabalho.

Fazer uma graduação deixou de ser um diferencial e agora é necessário se manter atualizado constantemente com as principais novidades da sua área. Cursos de especialização cresceram absurdamente nos últimos anos e a oferta nunca foi tão grande como é agora.

LEIA MAIS - Social Learning: como os millennials estão mudando a educação online

Aprender sobre um assunto específico, saber mais sobre alguma atualização do mercado, conhecer as principais tendências e muito mais. Tudo que você – e sua carreira – precisa está na internet.

E talvez isso seja um problema…

Com tantas opções, como saber qual é a melhor para o seu desenvolvimento profissional? E depois que fez um curso, qual deve ser o próximo para que você siga em frente e não aprenda "mais do mesmo"?

Um dos gatilhos mentais mais famosos é o paradoxo da escolha. De forma resumida, ele diz que quanto mais opções você tiver, mais difícil será tomar uma decisão. Quando há muitas ofertas de conhecimento e cursos, como saber qual fazer?

EAD deve ser organizado e as comunidades ajudam isso

Dar um sentido a tudo isso e facilitar a jornada de um aluno é essencial para garantir que ele tenha o aprendizado que deseja e que não se sinta desorientado durante todo o processo.

Parte importante do ensino é perceber que há um progresso e que se está indo adiante no conhecimento. Se isso é muito complicado para que o aluno saiba, é papel de quem está educando orientar os estudantes.

Nesse sentido, as comunidades online e os cursos ofertados nelas possuem um papel fundamental para a transformação dessa nova fase do EAD. Se antes tínhamos uma infinidade de cursos "soltos" pela internet, agora é a hora de organizar esse caminho e ajudar quem deseja passar por uma jornada de transformação.

Um exemplo disso é a Reforge, que pode ser tomada com um exemplo de sucesso na oferta de ensino online orientado. A empresa percebeu essa lacuna no mercado e criou programas que não deixam os alunos perdidos, pois seguem uma sequência pré-definida e que gera resultados consideravelmente mais positivos.

E nas comunidades online? Isso já acontece e muito perto da gente. A comunidade Marketing na Era Digital oferece o curso Insider, que ensina – de maneira estruturada – os principais conceitos e tendências que o profissional precisa conhecer para estar por dentro das boas práticas atuais do segmento. 

Ele ensina e gera uma jornada de transformação para os alunos, que não ficam abandonados após o fim de um módulo sem saber para onde ir. Existe um sentido, que vai promover um desenvolvimento ao profissional que busca evoluir na carreira e quer fazer isso no EAD.

Esse hábito deverá ser cada vez mais comum nas comunidades online que oferecem cursos, pois há uma necessidade crescente e que precisa ser atendida. Oferecer um curso não é mais suficiente, é hora de criar uma verdadeira jornada de transformação para aqueles que buscam crescer.

A nova era do EAD

Participar de uma comunidade para discutir um assunto já faz parte da vida de milhões de pessoas. Com a inclusão do EAD, isso ganhou uma razão ainda mais forte e com um impacto muito positivo na vida de todos esses participantes.

Agora, nessa nova fase do ensino online, as comunidades online precisam atuar como agentes que promovem essa jornada de transformação e que ajudam os profissionais que buscam crescer passando por esse caminho.

Esse é um movimento que vamos acompanhar muito pelos próximos anos e que vale a pena ficar de olho em tudo que o EAD e as comunidades online vão passar nesse momento tão importante.

Aproveite para participar da comunidade e contribuir com o seu pensamento, ideia ou dica sobre esse universo também. Venha com a gente transformar a educação!

Marketing na Era Digital
Luciano Kalil
Luciano Kalil Seguir

Sócio & CPO @ Squid | Entusiasta de comunidades digitais | Autor do livro Community Hacking

Ler conteúdo completo
Indicados para você