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UGC - Três letras com o poder de revolucionar sua marca

UGC - Três letras com o poder de revolucionar sua marca
Augusto Soares
ago. 17 - 5 min de leitura
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Se eu precisasse apontar apenas um aspecto fundamental do Marketing 4.0, certamente seria o poder de criação e disseminação que o consumidor possui.

Na era das mídias sociais, lidamos com o consumidor ativo, que cria e compartilha conteúdo, conversa com e sobre suas marcas favoritas, critica as que estão lhe causando problemas e divide com amigos e desconhecidos tudo o que está vivenciando. Esse comportamento, impulsionado pelas redes sociais e pelo amplo acesso à tecnologia, deu gênese a uma quantidade incrível de UGC - User-Generated Content, ou conteúdo gerado pelo usuário, em bom português.

Com tanta gente espontaneamente criando e compartilhando conteúdo diário sobre suas experiências, inclusive a sua marca, temos uma oportunidade incrível de gerar conhecimento de marca, melhorar a reputação, engajar a comunidade, aumentar a fidelidade dos consumidores, além de demonstrar autenticidade e credibilidade.

Vamos explorar as possibilidades, mas primeiro alguns dados¹ para fundamentar a estratégia. Afinal, não é possível propor iniciativas e criar estratégias sem um conhecimento sólido da realidade.

  • 93% dos consumidores confiam na opinião da família e de amigos sobre as marcas, comparado com uma confiança de 38% em propagandas tradicionais;
  • 93% dos consumidores consideram UGC útil ao tomar alguma decisão de compra;
  • 86% dos millenials acreditam que UGC é um bom indicador da qualidade de uma marca ou produto;
  • Na média, páginas que utilizam UGC tiveram um aumento de 20% na taxa de retorno dos visitantes, e um aumento de até 90% no tempo gasto no site;
  • Postagens contendo UGC nas redes sociais recebem 28% mais engajamento que a média;
  • Consumidores consideram UGC 9.8 vezes mais impactante que conteúdo gerado por influencers quando estão tomando alguma decisão de compra.

E agora, o que fazer com isso? Tenho algumas sugestões.

Encoraje seus consumidores a postar reviews sempre que possível

Já reparou no supermercado quantas pessoas estão com o smartphone na mão? Pois é, muitos deles estão pesquisando sobre os produtos, e se eles encontrarem reviews sobre o seu, você sai na frente da concorrência. Análises postadas online mostram para o seu consumidor que o seu produto ou serviço é confiável. Ah, e não se preocupe com análises negativas, elas também constroem credibilidade e são um prato cheio para os advogados de marca aparecerem em sua defesa.

Escute e engaje

Preste atenção no que está sendo dito espontaneamente sobre sua marca na internet e interaja com os usuários. Uma boa ferramenta de escuta social pode ajudar muito, mas muitas vezes uma simples busca nas redes sociais dá conta do recado. Os consumidores se sentem valorizados quando as marcas interagem com eles, e são motivados a compartilhar mais conteúdo espontâneo quando recebem essa atenção.

Compartilhe UGC em suas páginas

Mostre para seus seguidores o que as pessoas estão falando sobre sua marca, dando mais visibilidade para esse tipo de conteúdo. Quem criou o conteúdo provavelmente ficará muito satisfeito com essa valorização da sua opinião, e outros consumidores se sentirão encorajados a compartilhar suas opiniões também. Para evitar problemas com direitos autorais, é uma boa prática pedir permissão antes de utilizar a postagem de outros usuários.

Encoraje seus consumidores a enviarem conteúdo

Pedir aos seus consumidores que enviem algum tipo de conteúdo relacionado a sua marca é uma ótima forma de estimular a criação de UGC, além de criar um diálogo com seus consumidores - o que é essencial no Marketing 4.0. Faça sorteios, crie competições, seja criativo. As pessoas adoram interagir com as marcas e certamente contribuirão com conteúdos valiosos.

COVID-19

No contexto da pandemia de COVID-19, o conteúdo gerado pelo usuário se mostra de particular importância. Uma análise interessantíssima feita pelo SocialMediaToday² aponta três motivos muito relevantes para se usar UGC nesse cenário:

  • Confiança: em tempos de incerteza, os consumidores recorrem às marcas em que eles mais confiam, e o UGC pode ser ser um forte aliado para gerar confiança durante a crise através de experiências autênticas compartilhadas por usuários.
  • Prova Social: quando os negócios voltarem a abrir mais amplamente, as marcas precisarão mostrar que os consumidores estão retornando para aumentar a confiança de quem ainda não está disposto a voltar a consumir.
  • Conexão humana: UGC dá às marcas uma imagem mais humana, mais alinhada às expectativas dos consumidores durante a pandemia, mostrando mais autenticidade e promovendo uma maior conexão com o consumidor.

Com todo esse conteúdo altamente relevante, disponível abertamente nas redes sociais, blogs, sites e fóruns, faz sentido não utilizá-lo para alavancar sua marca?

 

¹- https://www.socialmediatoday.com/news/how-to-beef-up-your-marketing-strategy-with-user-generated-content-infogra/579762/https://www.marketingcharts.com/charts/trust-in-brand-and-service-information-sources/attachment/kantar-trust-brand-svc-info-sources-jun2020

²- https://www.socialmediatoday.com/news/why-user-generated-content-should-be-at-the-heart-of-marketers-post-covid/577063/


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