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Vendas e o Feedback

Vendas e o Feedback

Um dos questionamentos que eu mais recebo na Mentoria em Vendas que eu faço é, como e quando fazer o contato com o cliente após o envio de uma proposta, o famoso feedback!

Não existe uma regra. Cada caso é um caso, e dependendo do seu negócio você precisará de mais ou menos tempo para verificar com o cliente o que ele decidiu.

Normalmente quando o cliente tem muito interesse e está dentro do que ele pode pagar, ele retorna o contato antes do prazo que você estipulou para falar com ele.

Outro detalhe que é mais comum acontecer, é quando o valor do investimento é maior. A tendência é o cliente demorar um pouco mais para dar retorno para ele poder se organizar financeiramente, ainda mais depois do ano passado para cá!

Para isso antes de enviar a proposta, certifique que você conseguiu mostrar ao cliente o porquê ele precisa do seu produto e/ou serviço, e o que ele se beneficiará adquirindo o que você tem a oferecer!

Se este é o seu caso, talvez estas dicas bem básicas podem contribuir no seu processo de feedback:

  • coloque uma data de validade na sua proposta que atenda à este momento do seu cliente;
  • ao enviar a proposta, certifique que ele a recebeu;
  • anote no seu CRM (ainda que seja numa agenda), quando este prazo encerra;
  • no dia seguinte ao prazo encerrado, entre em contato com o cliente, perguntando se ele ainda tem alguma dúvida e se você pode auxiliar em algum fator;
  • se não fechar com você, tente entender de uma maneira sutil, qual é o real motivo de ele estar pensativo. Verifique com ele qual é a melhor data para falar novamente. Anote esta nova data;
  • se tiver descoberto o motivo, veja se tem como contornar esta objeção de modo a deixar o seu cliente mais confortável para adquirir seu produto/serviço;
  • se não tiver descoberto o motivo, na nova data entre em contato e converse mais com ele para entender o real porquê de o cliente não adquirir o que está oferecendo;
  • se ele novamente não der a resposta definitiva, talvez não seja o momento de ele ter o que ofereceu; ou não ficou convencido de que necessita o que você mostrou, e você se enganou. Por isso, agradeça a oportunidade deste contato e o deixe livre para procurá-lo quando acreditar ser o melhor momento.


Após estas tentativas, tente analisar o que pode ter acontecido para que você não tenha percebido que este não era o momento do cliente ou que ele não entendeu que necessita do seu produto e/ou serviço para melhorar esta percepção com os próximos clientes.

Este necessita ser um processo constante, por isso não fique preso a um cliente que você gostaria que ele tivesse adquirido o que tem a oferecer, e sim, utilize a sua energia em outros que podem ser seus futuros clientes.

Agradeço a sua atenção e desejo que você tenha muito Sucesso com seus feedbacks!!! Afinal, o seu Sucesso é o meu Sucesso!!!

 

Abraços,


Consultora e Mentora Empresarial THGO Plus

Marketing na Era Digital
Reny Okuhara
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