“Não só no tradicional conseguimos fazer uma amostra de brand lift, no digital, a partir de 300mil pessoas alcançadas você já consegue uma amostra estatística”, segundo dado do Rafael Kiso.
“Um mantra do digital é testar, testar, testar, porque tudo é muito dinâmico” e quem trabalha neste “mundo” já percebeu isso.
A grande questão é: testar para quê?
Vivemos na era do imediatismo, ou era do curto prazista, as redes sociais nos deram a falsa impressão de que tudo acontece em um piscar de olhos. E então, para que análise estratégica?
O Brand lift não é para todos já que se baseia em criar uma campanha estratégica e utilizar os indicadores de desempenho para conferir e entender qual o posicionamento da sua marca.
Mas engana-se quem pensa que é só analisar os indicadores de desempenho de uma determinada campanha. Você precisa ter uma referência para entender o que melhorou ou piorou, isto é, você precisa saber como ela está hoje, antes da campanha, e então avaliar o pós campanha. Isso implica em duas pesquisas.
Existe uma metodologia, mas o que precisamos entender é que existem três fatores muito importantes para o fortalecimento de uma marca: o reconhecimento, o interesse e a fidelidade.
Faça uma pequena avaliação da sua marca.
RECONHECIMENTO: se o consumidor já conhece a sua marca e reconhece em que mercado ela atua e quais soluções oferece.
INTERESSE: se as pessoas conhecem a sua marca veja se esse reconhecimento é favorável e pode gerar intenção de compra.
FIDELIDADE: sabemos que fidelidade é a palavra menos apropriada para se usar ultimamente, mas veja pelo lado da satisfação do seu cliente e o quanto ele está disposto a recomendar seu negócio. Aqui entra o Net Promoter Score (NPS).
Esse artigo é só uma provocação de que as coisas não são simples no marketing e que marca é muito importante. Por isso quando fizer alguma coisa, pense na marca e veja se o que você está fazendo está alinhado com o seu planejamento.