[ editar artigo]

Você surfa na onda?

Você surfa na onda?

Estar de olho nas tendências nunca foi tão desafiador e importante, ainda mais na era de um mundo VUCA e cada vez mais "muvucado" de informações que circulam em fake news, verdades rasas e verdades a serem lapidadas.

Tá, mas o que é que eu quero dizer com surfar na onda?

Estamos vivendo na era do Real time, do agora. Como eu, mero mortal posso me manter atualizado e prever as tendências diante de tanta tecnologia e um mundo inteiro de informações?

A resposta é simples, use a tecnologia a seu favor! E como fazer isso? Outra resposta simples.

Teste, experimente, você não precisa ser um expert em pilotar drones por exemplo, mas entenda como eles funcionam para entender quais melhorias e problemas eles podem trazer para as pessoas e vai conseguir enxergar qual o futuro (futuro próximo, já que diante deste cenário de incerteza não conseguimos ir tão longe assim).

Segundo Philip Kotler, nosso objetivo no Marketing é entender as necessidades e desejos do ser humano e através da troca de experiências promover satisfação. Pois então, o segredo está na tecnologia. Como podemos entender as pessoas sem acompanhar os dados desse consumidor, a tecnologia que elas usam e traçar estratégias de Marketing assertivas? Impossível.

Para ter uma vantagem competitiva a empresa precisa ser ágil e veloz para dançar conforme a música e mudar suas estratégias ao mesmo tempo em que o ser humano muda, afina, como a Martha disse em uma de suas aulas sobre as tendências no ambiente de Marketing: muda a tecnologia muda a humanidade.

Entender o que o seu público consome, seja produto, serviço ou tecnologia e estar na mesma onda que eles é essencial para continuar competitivo no mercado e sanar as dores de seus consumidores e entregar a satisfação ao cliente em forma de benefício.

O fato é, o mundo está cada vez mais conectado e a tecnologia evolui mais rápido do que nós meros humanos podemos acompanhar, temos que ir além do que já fazemos, e se não somos bons o bastante para tal, temos que trabalhar em comunidade. Sempre tem alguém que sabe mais do que você, trabalhe com eles, faça parcerias de negócio para competir no mercado, eles podem te ajudar a saber o  que você não sabe que não sabe!

Então não tem jeito, para manter-se atualizado diante da tecnologia eu sugiro um mantra

“Se não pode com ela, junte-se a ela."

Marketing na Era Digital
Tatiana Baptista de Sousa
Tatiana Baptista de Sousa Seguir

Eterna curiosa e faminta por informação, trabalhei anos em cargos administrativos em empresas multinacionais, me vi insatisfeita com a limitação de atividades que poderia exercer e decidi mudar! Aqui estou para alimentar meu cérebro e empreender!

Ler conteúdo completo
Indicados para você