[ editar artigo]

Vuco Vuca

Vuco Vuca

Como trabalhar o marketing e, principalmente, se profissionalizar num ambiente em constante transformação onde as estratégias moldadas não funcionam mais devido ao conceito de VUCA?

Palavras como Volátil, Incerto (uncertain em inglês), Complexo e Ambíguo, tem povoado o nosso dicionário recente e deixado nossas estratégias de marketing sem uma receita padrão ou modelo a ser seguido.

As empresas que estão no topo, precisam se manter atentas e não acomodar porque quem está começando agora também tem a chance de ficar grande através de inovações e sabendo entender e lidar com as mudanças.

As redes socias, motivo de trabalho para alguns e de distração para outros, também são voláteis e estão sujeitas a sofrer ressignificação para não morrerem, já que a todo momento surgem novas opções de mídia ou o público passa a despender maior ou menor atenção para esse ou aquele assunto.

Nos dias atuais vemos um crescimento exponencial das tecnologias e as estratégias de marketing devem ter cenários flexíveis capazes de se adequar a qualquer mudança necessária no decorrer do processo.

Prever o futuro? Esquece. Está tudo muito incerto, então, precisamos viver a tecnologia presente e aproveitar tudo o que há de mais moderno que já vem acoplado nela e tentar se antever aos movimentos do mercado.

No mundo moderno, onde pessoas e tecnologia estão se conectando e formando um emaranhado de conexões, o sistema vai se tornando cada vez mais complexo, e quanto mais complexo, mais precisamos das tecnologias e de pensamento crítico para nos ajudar a entender o emaranhado e os sinais de crise que ele pode trazer. Afinal, humanos não são robôs. E é, ainda, exatamente essa a nossa grande diferença positiva em relação a eles: o sentimento.

Olhar a estratégia, pensar no negócio e em inovações. Em coisas que agreguem valor. Pensar no conteúdo. A quantidade de coisas que ainda não sabemos é enorme, então, na complexidade do sistema, precisamos estar abertos para que outros nos ajudem na caminhada. Formar um cenário colaborativo e dividir nossas dúvidas e o que temos de melhor junto a outras pessoas e empresas para que todos cresçam. Compartilhar conhecimento. Fazer parceiras. O pensamento crítico é que será o grande diferencial nesse mundo VUCA, onde a mesma coisa pode ser vista de forma ambígua por diferentes pessoas.

Para finalizar, se é que é possível responder à pergunta inicial desse texto, podemos tentar combater a difícil tarefa de traçar estratégias, com agilidade para reagir as mudanças e nas tomadas de decisão. Olhar, entender e clarear as resoluções para ter objetividade. Pensar e articular várias formas de fazer a mesma coisa, ou seja, vender, pois no funil tem uma infinidade de pessoas querendo uma única coisa, comprar.

Marketing na Era Digital
Ler conteúdo completo
Indicados para você