Quantos emails você recebe por dia? Provavelmente vários, principalmente se contarmos aqueles que caíram no filtro de spam. Agora, sinceramente, quantos desses você lê? Aposto que apenas uma pequena parte chama a sua atenção, e isso acontece por um simples motivo: a linha de assunto do email.
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Sejamos sinceros, assuntos de emails que não são interessantes têm muito menos chances de serem abertos, simplesmente pelo fato de não chamarem sua atenção.
São tantas mensagens recebidas que seria impossível lermos todas. Por conta disso, é natural que apenas aquelas que consigam se destacar de alguma forma sejam lidas. Imagine so, um estudo da WordStream apontou que até este ano devemos alcançar a marca de 246 bilhões de emails enviados por dia no mundo inteiro. Isso dá, em média, 35 emails por pessoa. É muita coisa! 😮
Não seja mais um
Um dos erros de quem escreve email é tentar ser igual aos outros, principalmente aqueles que estão fazendo sucesso. No entanto, o segredo para conseguir mais conversões de leituras é usar uma referência como inspiração, e dar o seu próprio toque pessoal na campanha.
As mensagens mais lidas são aquelas que justamente fazem linhas de assunto de email diferentes do resto dos emails que uma pessoa recebe. Se você começar a simplesmente copiar, com o tempo será também apenas mais um.
Mas esse conselho vale também para aqueles que não arriscam e nunca saem do básico. Mesmo em campanhas mais formais é possível exercer a criatividade e fugir do lugar comum. Se esse é o seu caso, as dicas que vou te dar hoje serão bem úteis para você pensar fora da caixa.
Dicas para você criar linhas de assunto de email incríveis
Aqui na Duopana, nós trabalhamos lendo, escrevendo e pensando em emails todos os dias. Isso faz com que eu já tenha lido vários assuntos interessantes e outros nem tão legais assim.
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Para que o seu email faça parte do primeiro grupo, eu separei aqui as X dicas para você escrever o assunto do email perfeito e conseguir mais aberturas, cliques e acessos.
Claro que o conteúdo interno continua sendo também relevante, mas já que atualmente julgamos o livro pela capa, vamos criar a melhor capa possível (ou linhas de assunto de email) para aumentar os seus resultados com email marketing.
I - Urgência
Não perca tempo e leia esta dica agora mesmo!
Este é o princípio da urgência em uma linha de assunto de email. A ideia aqui é mostrar que o seu leitor precisa tomar uma ação rápida e sem pensar muito — no caso, abrir a mensagem.
Para a urgência funcionar bem é preciso usar os gatilhos certos — guarde essa palavra — e aplicá-los da melhor forma possível. Palavras como "agora", "já" e "hoje" demonstram que o receptor tem pouco tempo para decidir, portanto deve ler o seu email imediatamente.
II - Seja simples
Dizem que quando uma piada precisa ser explicada é porque ela não é boa. Esse conceito pode ser aplicado também para uma linha de assunto de um email. Quando a frase é muito elaborada e não faz sentido sozinha é sinal de que não deve ser usada.
A ideia de minimalismo pede que você seja direto e conciso no que for dizer. Dessa maneira, você aumenta as chances de quem está lendo entender a sua mensagem e querer clicar no email.
Mensagens confusas ou complexas demais acabam assustando e desinteressando quem está lendo.
III - Curiosidade
Seres humanos são curiosos por natureza. Se tem algo que chama a nossa atenção, vamos atrás para saber um pouco mais. Isso significa que se o seu e-mail tem algo que desperte esse instinto, ele será lido.
Isso funciona como uma manchete de jornal, que dá um pouco de informação, mas não entrega o ouro completamente. Adapte isso para suas linhas de assunto de email, e fatalmente seus resultados de abertura vão melhorar.
IV - Seja engraçado
O humor é uma arma poderosa para conquistar as pessoas. Se você fizer alguém rir, as chances dela gostar de você são muito maiores. Se a sua linha de assunto de email for engraçada, provavelmente ele será aberto e você ainda conquistará alguns pontos.
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Quanto mais você conhecer o seu público, maior a probabilidade de uma brincadeira ser bem aceita. Essa técnica funciona muito bem para nichos e públicos segmentados, que costumam partilhar de gostos em comum e tendem a achar graça das mesmas coisas.
V - Ofereça algo
Quem não gosta de uma recompensa? Todo mundo curte receber ofertas, descontos e vantagens exclusivas. Se você tem algo a oferecer, deixar isso claro na linha de assunto do email vai tornar ele mais interessante e evitará que ele passe despercebido.
Essa ideia funciona muito bem quando você quer ser direto e anunciar uma promoção para seus clientes, ou ainda anunciar um desconto exclusivo apenas para quem abrir o email. Essa é a hora de dar o recado em poucas palavras e sem rodeios.
VI - Números e listas
Tal qual estamos fazendo neste artigo, usar listas e números é um bom chamariz para conquistar a atenção do público. Isso acontece porque o nosso cérebro é automaticamente atraído pelos dígitos no assunto do email.
Mas cuidado, não adianta encher de números e achar que quanto mais algarismos tiver, melhor será a performance da mensagem. Use os números com parcimônia e geralmente no começo das frases, principalmente para que eles fiquem claros e não se percam no meio do resto.
VII - Personalize
Conteúdos personalizados costumam funcionar bem em linhas de assunto de email. É normal uma pessoa gostar de se sentir especial e valorizada. Isso faz com que o email chame mais atenção pois parece ter sido feito exclusivamente para quem está recebendo.
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Usar o nome da pessoa ou a cidade que ela mora são ótimas maneiras de criar um email personalizado, e ao mesmo tempo comunicar bem o que você quer dizer.
Mas cuidado com o tamanho na hora de usar esse recurso, pois não é sempre que você terá nomes pequenos e fáceis de serem encaixados em uma frase. Ah, e é claro, você vai precisar de uma ferramenta de disparo que permita esse tipo de personalização.
VIII - Prova social
Este é um gatilho — olha a nossa palavra aqui outra vez ❤️ — que é muito poderoso e pode ser utilizado para convencer o leitor de que aquilo que está sendo dito é realmente importante.
Por vivermos em sociedade, as pessoas tendem a se importar com a opinião e escolhas dos outros. Mas isso não é algo ruim, muito pelo contrário. Você pode usar o recurso da prova social para mostrar para o receptor da mensagem que existem muitas outras pessoas que já aprovaram aquilo que está sendo anunciado, e que o receptor não pode ficar de fora dessa.
Use também cases de sucesso e nomes conhecidos para mostrar que, se é bom para determinada pessoa, é bom para o seu público também.
IX - Use a pontuação e emojis, mas não exagere
Atenção! Você quer aprender como criar boas linhas de assunto? Então é bom começar a usar a pontuação, hein… Pontos de interrogação, exclamação e três pontos são excelentes recursos gramaticais para chamar a atenção e destacar sua mensagem dos outros emails na caixa de entrada do seu cliente.
Se usado da maneira correta, você pode conseguir mais aberturas e cliques com um simples símbolo. Mas atenção, este recurso precisa ser utilizado com cuidado, para não se tornar uma overdose de sinais.
Evite usar exclamação e interrogação na mesma frase, um pode acabar roubando o foco do outro e confundir o leitor.
Outro recurso super válido — e que dá certo — é a utilização de emojis. O desenho certo pode cair muito bem e funcionar como substituto de palavras para deixar a sua linha de assunto de email mais curta, divertida e direta.
X - Conte (brevemente) uma história
Quem está por dentro das principais tendências de marketing digital e comunicação sabe que o conceito de storytelling é um dos recursos mais poderosos para ser utilizado.
Como uma linha de assunto de email é curta e a frase deve ter poucos caracteres, a dica é contar apenas uma amostra do que a pessoa irá encontrar ao ler a mensagem completa. Mas apenas utilize esse recurso se a história fizer sentido com a sua marca (é claro). Caso contrário, só vai confundir e frustrar seus leitores.
Usar essas dicas em suas linhas de assunto de email vai fazer com que suas campanhas de email marketing se tornem mais criativas e atraentes para o seu público. Quanto mais você experimentar, usar novas técnicas e sair do comum, mais você irá surpreender os leitores e conquistar mais cliques.
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Além disso, com o tempo você descobrir o que mais funciona para a sua marca e seu público, e com isso, vai conseguir melhorar os seus resultados cada vez mais.
Conhece mais alguma dica que ainda não está aqui? Deixe nos comentários o que você faz para que seus emails sejam incríveis e se destaquem nas caixas de entrada!