Resolvi escrever um artigo enquanto eu estudava a aula de email marketing. E então pensei, por que não disponibilizar o meu resumo na Comunidade?!
Assim, além de fixar o conteúdo na minha mente eu também ajudo os colegas.
Fiquei pensando sobre essa questão de que “não só atrair os visitantes para o seu site, você precisa conhecer quem são essas pessoas.”
Depois você precisa segmentar para automatizar, esses que viraram leads. E, sim, a teoria é mais fácil que a prática. Igual já falei aqui em outros artigos, ainda mais quando atendemos clientes pequenos e com pouca verba para campanhas de marketing em ambiente digital.
Por isso, que a lista de melhores práticas ajuda tanto. É uma forma de rever sempre o que estamos fazendo e otimizando.
Separei 3 listas de melhores práticas, ensinadas da aula de email marketing.
Melhores práticas na captação de leads
Use um formulário simples na página inicial do site - só nome e email por exemplo.
Após o email de confirmação, use cliques ou novos forms/landing pages para segmentar o lead
O uso de popups - principalmente em ecommerce - deve ser claro e objetivo, como de um desconto por exemplo
O email mkt deve ser integrado com CRM desde o início para envio de emails automatizados para qualquer ação que o usuário fizer e assim mantê-lo engajado
Faça posts nas redes sociais mandando para cadastro, bem como no youtube
Use o link da bio com cadastro para captar leads no Instagram
No facebook configure nas guias, um formulário de cadastro
Dá pra captar leads de diversas formas nos anúncios, uma das mais práticas é por meio do facebook lead ads
Indo para além do online, use a captação em loja fisica e eventos, com QR Code por exemplo
Melhores práticas de email marketing
Faça teste A/B de assunto: um mais específico e um mais amplo - só para 20% da base e depois disparar para os 80% o email cujo assunto foi mais aberto
Nunca esqueça o call to action -> usar botões no email
Atenção ao texto alternativo, principalmente em imagens que bloqueiam o envio do email
O uso de pre-header pode ser interessante dependendo da campanha
Teste domínios diferentes no remetente
Melhores práticas dos Fluxos de automação
Faça o planejamento prévio de qual o conteúdo o lead vai receber e ainda - principalmente - qual caminho ele vai percorrer
Envie o primeiro email mais pessoal e sem imagens, para ter mais entregabilidade
Palavras como “segredo”, “descubra”, “como” - são aplicadas na copy - talvez no assunto
Pense a régua do seu fluxo antecipadamente no planejamento - cada passo conforme ação. Ah, e não esqueça de monitorar
Estudando e revisando esse conteúdo sobre leads, email marketing e automações, eu fico muito grata em saber e entender a Jornada de Compra. E você? Tem a mesma sensação que eu?
Brincadeiras a parte, a gente sabe que fortalecendo a base da estratégia de marketing é que conseguimos “escalar” em resultado.
Espero que esse resumo tenha sido útil para você.
Até mais.