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Resumo das melhores práticas de email marketing, captação de leads e automação

Resumo das melhores práticas de email marketing, captação de leads e automação
Nathália Barbosa
nov. 17 - 3 min de leitura
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Resolvi escrever um artigo enquanto eu estudava a aula de email marketing. E então pensei, por que não disponibilizar o meu resumo na Comunidade?!

Assim, além de fixar o conteúdo na minha mente eu também ajudo os colegas.

Fiquei pensando sobre essa questão de que “não só atrair os visitantes para o seu site, você precisa conhecer quem são essas pessoas.

Depois você precisa segmentar para automatizar, esses que viraram leads. E, sim, a teoria é mais fácil que a prática. Igual já falei aqui em outros artigos, ainda mais quando atendemos clientes pequenos e com pouca verba para campanhas de marketing em ambiente digital.

Por isso, que a lista de melhores práticas ajuda tanto. É uma forma de rever sempre o que estamos fazendo e otimizando.

Separei 3 listas de melhores práticas, ensinadas da aula de email marketing.


Melhores práticas na captação de leads

  • Use um formulário simples na página inicial do site - só nome e email por exemplo.

  • Após o email de confirmação, use cliques ou novos forms/landing pages para segmentar o lead

  • O uso de popups - principalmente em ecommerce - deve ser claro e objetivo, como de um desconto por exemplo

  • O email mkt deve ser integrado com CRM desde o início para envio de emails automatizados para qualquer ação que o usuário fizer e assim mantê-lo engajado

  • Faça posts nas redes sociais mandando para cadastro, bem como no youtube

  • Use o link da bio com cadastro para captar leads no Instagram

  • No facebook configure nas guias, um formulário de cadastro

  • Dá pra captar leads de diversas formas nos anúncios, uma das mais práticas é por meio do facebook lead ads

  • Indo para além do online, use a captação em loja fisica e eventos, com QR Code por exemplo


Melhores práticas de email marketing

  • Faça teste A/B de assunto: um mais específico e um mais amplo - só para 20% da base e depois disparar para os 80% o email cujo assunto foi mais aberto

  • Nunca esqueça o call to action -> usar botões no email

  • Atenção ao texto alternativo, principalmente em imagens que bloqueiam o envio do email

  • O uso de pre-header pode ser interessante dependendo da campanha

  • Teste domínios diferentes no remetente


Melhores práticas dos Fluxos de automação

  • Faça o planejamento prévio de qual o conteúdo o lead vai receber e ainda - principalmente - qual caminho ele vai percorrer

  • Envie o primeiro email mais pessoal e sem imagens, para ter mais entregabilidade

  • Palavras como “segredo”, “descubra”, “como” - são aplicadas na copy - talvez no assunto

  • Pense a régua do seu fluxo antecipadamente no planejamento - cada passo conforme ação. Ah, e não esqueça de monitorar


Estudando e revisando esse conteúdo sobre leads, email marketing e automações, eu fico muito grata em saber e entender a Jornada de Compra. E você? Tem a mesma sensação que eu?

Brincadeiras a parte, a gente sabe que fortalecendo a base da estratégia de marketing é que conseguimos “escalar” em resultado. 

Espero que esse resumo tenha sido útil para você.

Até mais.



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