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4 Dicas de Como Montar um Negócio Online à Prova de Crises

4 Dicas de Como Montar um Negócio Online à Prova de Crises

Antes de falar das quatro dicas de como montar um negócio online à prova de crises, é importante você entender que atualmente estamos vivendo em um mundo cada vez mais VUCA, mas o que seria esse tal de VUCA?

Esse termo VUCA não é algo novo, ele foi criado na década de 1990, em um cenário pós-guerra fria, ele é um acrônimo das palavras em inglês: Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity, que significa Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambigüidade.

Em resumo, ele representa características do mundo que vivemos hoje, podendo trazer ameaças ou oportunidades para os negócios. Isso quer dizer que, acontecimentos podem levar uma empresa ao topo, mas também podem levar ao fracasso. Isso acontece porque as coisas mudam muito rápido, as tecnologias mudam, as pessoas passam a consumir informações de forma diferente, surgem novas mídias e novas possibilidades.

Desta forma, entender um cenário tão incerto e complexo passa a ser algo desafiador em qualquer planejamento estratégico. Isso faz com que as pessoas se sabotem e busquem soluções prontas, não enxergando o que realmente faz diferença para seu negócio e acabam copiando o que os outros estão fazendo sem saber de fato se vai dar certo para o seu negócio. Não mensuram nada e trabalham com a sorte esperando que seu negócio seja próspero.

Diante deste cenário tão caótico, há alguns anos atrás o escritor e palestrante Bob Johansen do instituto para o futuro desenvolveu um modelo eficaz como um possível contrapeso ao VUCA e batizou como VUCA PRIME que é um tipo de VUCA positivo. Ele se concentra na construção de Visão, Compreensão, Clareza e Agilidade como caminho para superar os impactos do mundo VUCA, e com base nesses quatro atributos que irei te dar 4 dicas de como montar um negócio online à prova de crises, veja abaixo:

#1 - Tenha Visão

Montar um negócio online à prova de crises exige que você tenha a visão e encontre maneiras de enxergar as mudanças que ocorrem a todo o momento em um cenário turbulento para alcançar o sucesso.

Algumas perguntas devem ser respondidas para que a visão esteja alinhada como, por exemplo:

Porque estamos aqui?

Qual é o nosso propósito?

Qual é a nossa missão?

Como seremos bem sucedidos?

Quais são as nossas medidas de sucesso?

#2 - Tenha Compreensão

Além da visão, ter um olhar crítico e compreender o cenário em que se está é muito importante para se livrar das incertezas, aqui é super importante compreender quem é o seu público, entender quais são as jornadas do seu cliente em vários momentos de contato com a sua marca, acompanhar a evolução tecnológica. Utilize as diversas plataformas e tecnologias para ter o entendimento de como elas funcionam e para qual finalidade ela serve, isso vai te abrir um leque de oportunidades para traçar planos estratégicos mais eficazes.

#3 - Tenha Clareza

Ter clareza é uma das partes mais importantes de um negócio, seja ele online ou físico, como diz o ditado “Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”, ou seja, você terá grandes problemas se você não entende seu próprio negócio, se você não sabe para quem comunicar, se você não tem uma boa estratégia definida e se você não tem clareza do que realmente faz a diferença para o seu negócio. A grande maioria das pessoas focam apenas no tático, ou seja, na parte operacional e acabam esquecendo que estratégias bem definidas são cruciais para uma boa execução.

#4 - Tenha Agilidade

 

Ter agilidade é saber tomar decisões de mudança de forma rápida, é ter coragem para se adaptar as mudanças e deixar de seguir um plano que não está dando mais certo, ou que deixou de gerar resultados.

Um exemplo prático disso é você utilizar apenas um canal como estratégia, por exemplo, usar apenas o Instagram. Vamos supor que você tem 1 milhão de seguidores nessa plataforma, está conseguindo fazer muitos negócios e tendo uma grande receita e, de repente o Instagram muda as regras e isso afeta consideravelmente os seus negócios dentro dessa plataforma, e agora? O que você vai fazer? Que decisões você vai tomar?

Responder rápido a uma mudança como essa será crucial para que você não veja sua receita despencar do dia para a noite. Este é apenas um exemplo real que já aconteceu com muitas pessoas e que vale a reflexão de não se apoiar somente em uma plataforma e sim ter uma estratégia mais ampla.

É fato que existem diversas variáveis para se analisar na hora de montar um negócio online, por isso, considere levar em conta as dicas que você conferiu neste artigo, pois elas serão cruciais no momento que for elaborar um planejamento.

É isso, grande abraço!

Marketing na Era Digital
Nelson Rodrigues
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Nelson Rodrigues é graduado e possui ampla experiência em tecnologia, nos últimos 5 anos vem se especializando em marketing e em negócios digitais com o propósito de ajudar pessoas a empreenderem no mercado digital e conquistarem liberdades.

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