Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

9 sites para baixar imagens grátis para ilustrar seu conteúdo

9 sites para baixar imagens grátis para ilustrar seu conteúdo
Victor Waiss
jan. 29 - 6 min de leitura
000

Escolher a imagem perfeita para uma publicação na sua comunidade online nem sempre é fácil. Uma foto atraente pode fazer a diferença na hora de chamar a atenção do público e por consequência aumentar o engajamento.

LEIA MAIS5 recursos para deixar as publicações na comunidade ainda mais interessantes

Utilizar uma imagem que você encontrou no Google não é a melhor opção. Em geral, as fotos possuem direitos autorais que devem ser pagos previamente. O uso de alguma imagem sem a autorização do dono dela é crime e pode gerar problemas legais para você e a sua empresa.

Mas calma: existe solução! São as imagens que são liberadas para uso em sites, blog e comunidades.

Para encontrá-las é preciso procurar em sites específicos para esse fim. São bancos de imagens dos mais variados e com certeza um deles vai servir para o que você precisa. Para te ajudar com isso hoje eu trago uma lista com os 9 melhores sites que possuem imagens incríveis e gratuitas para tornar seu conteúdo ainda mais atraente.

Confira a lista!

Freepik

É um dos sites mais famosos para baixar imagens gratuitas em alta qualidade na internet. Possui grande quantidade de fotos e é fácil de navegar. Tem versão em português e mais de um milhão de imagens disponíveis para os usuários. Algumas exigem a indicação do crédito, outras, não.

O Freepik limita o número de fotos para download. Sem fazer nenhum cadastro é possível baixar até 5 imagens por dia. Esse número sobe para 30 para usuários cadastrados e para 100 para clientes premium. Por $9,90 por mês o usuário pode se tornar assinante e ter download ilimitado.

Pixabay

Este site possui mais de 1,5 milhão de fotos em alta resolução para download. O Pixabay ainda faz questão de destacar que todas as imagens são livres de direitos autorais, o que torna seu uso liberado para qualquer site, blog ou comunidade.

Quando um visitante faz uma pesquisa na página ele também vê algumas opções de fotos do Shutterstock, um site com fotos pagas. Caso o usuário queira ele pode optar pela imagem gratuita ou pagar por outra que lhe interesse.

Freestock

Com um visual minimalista, este site também tem milhares de imagens para download. O diferencial neste caso é que ele alega ter um material selecionado de acordo com a necessidade dos usuários. Isso torna a busca por imagens mais simples, pois não é necessário procurar por muito tempo para encontrar o que deseja.

Freeimages

Dividido por categorias, este site é indicado para aqueles que não sabem exatamente pelo que buscar. Apesar de serem grátis, algumas imagens exigem que o usuário dê o crédito ao fotógrafo. Além disso, nem todas as imagens estão disponíveis para uso comercial, então é melhor verificar antes de fazer o download.

Morguefile

São mais de 350 mil fotos disponíveis para uso comercial. O site apenas pede que todas as fotos sejam creditadas aos autores como condição de utilização.

Existe ainda uma opção de assinatura. Se optar por ela você pode conferir o seu histórico de downloads, organizar as imagens baixadas em categorias e ainda visualizar o site sem anúncios. Tudo isso por US$25 anuais.

Rgbstock

Com um catálogo menor do que seus concorrentes — aproximadamente 100 mil imagens — o Rgbstock exige que o usuário se cadastre para baixar as imagens do arquivo.

Se você utilizar as imagens dentro dos termos do site não é necessário dar crédito a elas. Para se certificar se poderá utilizar ou não as fotos, o site orienta que os usuários entrem em contato com os fotógrafos em caso de dúvidas.

Picjumbo

Este site foi criado pelo mesmo motivo pelo qual você está lendo esta lista. Ou seja, porque nem sempre é fácil achar boas fotos, e gratuitas. O Picjumbo possui milhares de imagens divididas em categorias para facilitar a vida dos usuários.

A maioria é gratuita, mas algumas fotos são exclusivas de usuários premium, que as recebem por e-mail. Além disso, o site tem um sistema de contribuição para a manutenção da página. Para ajudar o criador você pode “pagar um café” por meio de uma doação simbólica. Os planos de assinatura mensais são de $ 10 para blogs, $ 19 para designers e $ 39 para agências.

Unsplash

Com mais de 550 mil fotos livres para download, o Unsplash reúne uma comunidade com mais de 90 mil fotógrafos que postam diversas imagens diariamente. E o melhor: todas elas podem ser usadas para ilustrar um post ou site.

Um diferencial deles é que vocẽ pode seguir seus artistas favoritos. Toda vez que eles publicarem um novo material você ficará sabendo e poderá baixar as novas fotos.

Gratisography

Prezando por qualidade ao invés de quantidade, ele apresenta uma coleção selecionada de imagens em alta resolução disponíveis para baixar.

Ele não é o site mais fácil de se utilizar, mas tem belas imagens. Quem sabe você não encontra nele a foto perfeita para o seu post?


Se você não encontrou a imagem que procurava neste sites existem outras opções. O Getty Images e o Shutterstock são os maiores acervos de imagens pagas da internet. Se estiver disposto a pagar estas são duas excelentes alternativas.

Ficou alguma dúvida? 🤔

Conhece algum outro site que ficou de fora da lista? Então deixe a sua sugestão nos comentários para tornar essa lista ainda maior.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você