Muitas coisas mudaram com a vinda da internet, uma delas foi o comportamento dos consumidores, de como eles fazem negócios, se relacionam com as pessoas, e buscam informações.
O digital veio transformar o modo com que as marcas e empresas se conectam com seus clientes, elas precisam diariamente atrair a atenção de seu público, pois concorrem com as distrações da internet e com seus concorrentes. Assim cada tipo de negócio alinha as estratégias digitais de acordo com o seu objetivo e as informações do seu consumidor.
E você, conhece seu público alvo e o comportamento dele na internet? Ele é peça fundamental em suas campanhas.
Com certeza você tem descrito e mapeado quem são as suas personas, agora você precisa saber o comportamento delas na internet. Isso é muito importante para planejar e gerenciar sua estratégia digital.
Mensure quais redes sociais ele possui, quais são seus gostos, que conteúdo ele consome, e é claro, verifique como ele está se conectando com sua marca através de seus meios de comunicação.
Assim com todas as informações, você consegue segmentar as suas campanhas para que elas atinjam o seu objetivo e sejam mais assertivas, com o digital é assim, você sempre estará estudando o seu público alvo e seu comportamento para desenvolver as ações necessárias.
Sabendo disso, você deve investir em conteúdos ricos, que despertem o interesse em seus produtos ou serviços, utilizando em cada rede social o seu formato e linguagem adequada.
Você pode fazer alguns testes para ver qual a assertividade, por exemplo, de uma campanha de e-mail mkt, os teste A/B sempre serão boa alternativa para abordar o mesmo tema de diferente maneira e verificar qual a forma mais atrativa para o seu público.
Invista na interatividade com o seu consumidor, pois ele pode se tornar um gerador de mídia espontânea para sua marca.
Use e abuse do digital, é a forma mais acessível de estar próximo do consumidor. Mas claro, verifique sempre suas campanhas e se precisar replanejar no meio e mudar as suas estratégias, tudo bem, isso é normal e auxilia no seu objetivo final.
Entenda sempre o seu público no meio digital para criar experiências, e escolher as melhores estratégias para sua campanha! E não esqueça de medir seus resultados, são eles que te direcionaram para os próximos passos! ;)
Bom planejamento!